E.E. PROFESSOR BENEDICTO EVANGELISTA COSTA: “HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO DIA A DIA…”

“(…) O saber histórico na sala de aula tem se caracterizado por um duplo movimento. De um lado, tenta-se compreender aspectos do presente por meio do passado. De outro, busca-se reelaborar a história a partir de novos questionamentos. (…). Enquanto o raciocínio geográfico está relacionado com uma maneira de exercitar o pensamento espacial, por meio de princípios fundamentais: Analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão e ordem, (…)” (Currículo Paulista).

Neste sentido, as atividades foram elaboradas com o intuito de sensibilizar os alunos, integrando as aulas à comunidade. Na aula de História nos sétimos anos a aula de experiências sensoriais, o professor usou o paladar e o olfato para que os alunos experimentassem os mais diversos tipos de especiarias com o  objetivo de propiciar aos mesmos  o reconhecimento de aromas presentes na nossa alimentação  que chegaram até o Brasil por meio da colonização  e a importação de especiarias orientais no contexto da expansão marítima Europeia; registros históricos através de gincanas;  observação das paisagens do entorno da escola, dando foco na ação antrópica da comunidade, estimulando assim o protagonismo e a preservação do ambiente em que se vive.