Neste domingo, na EE Aroldo Donizetti Leite, foi concretizado, em mutirão dos alunos desta escola e os integrantes da ONG BEF Brazil Educacion Fund, mais uma etapa do projeto: ”Quintal Aberto”, ministrado em uma de nossas disciplinas eletivas, em parceria com a referida ONG.
Embasado em conceitos como Sustentabilidade, Educação Ambiental, Agrofloresta, Tecnologia (conexão com o invisível, que une todos os elementos e funciona como propulsor/facilitador da aprendizagem)e criação e apreensão do conteúdo à partir dos conhecimentos adquiridos; este projeto cumpriu mais uma de suas etapas, passando do campo das pesquisas e ações desenvolvidas com nossos educandos, para a materialidade da produção em processo de construção coletivo: a nossa “HORTA AGRO FLORESTAL”.
As hortas agroflorestais seguem os princípios da agroecologia, ou seja, são agroecossistemas que buscam reproduzir ou se assemelhar em estrutura, inter-relações e funções àqueles ecossistemas naturais, as florestas. Os sistemas devem ser produtivos e considerar em sua implantação e manejo as lógicas naturais de sucessão ecológica, sendo assim verdadeiras “florestas de alimentos”.
Acreditamos serem, as hortas agroflorestais do Quintal Aberto, poderosos equipamentos pedagógicos comunitários, capazes de reconectar as crianças e suas famílias aos fundamentos básicos da ecologia, à comida e à essência da vida, a partir dos ciclos de plantio, cultivo, colheita, compostagem e reciclagem.
O projeto vem envolvendo com entusiasmo nossos alunos, os integrantes da ONG Brazil Educacion Fund e a equipe escolar, parabéns a todos pelo empenho e pela inciativa inovadora!!!!