1ª Mostra Arte Naif na Consciência Negra da escola Monsenhor Jeronymo Gallo

Dias 22 e 23 de novembro, a escola Monsenhor Jeronymo Gallo promoveu sua 1ª Mostra de Arte Naif. O tema foi Consciência Negra.

A ideia partiu da visita dos alunos da escola ao SESC-Piracicaba para visita à Bienal de Arte Naif. A visita estava prevista no cronograma do projeto Cultura Ensina, da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. A professora Kellen Godoy, de História, idealizou a possibilidade de os alunos produzirem suas próprias obras associadas ao tema Consciência Negra, previsto para ser trabalhado com eles durante o terceiro bimestre. Ela apresentou a ideia aos professores da escola, que abraçaram com carinho o projeto e recebeu o apoio também da equipe gestora. Além da produção dos trabalhos, decidiu-se também criar um concurso para escolher os melhores entre eles. Foram cerca de 200 obras selecionadas e julgadas por comissão composta por membros da Diretoria de Ensino e da unidade escolar.

No primeiro dia do evento, 22 de novembro, os alunos receberam o jornalista, historiador e professor Noedi Monteiro para uma palestra sobre o dia da Consciência Negra e, no segundo dia, aconteceu a Mostra e o concurso. A diversidade de linguagens escolhidas para fazer o trabalho foi enorme: pinturas, esculturas e apresentações de dança como o jongo e o coco. Mais do que isso, a qualidade dos trabalhos demonstrou o quanto os alunos se esmeraram em fazer valer, de fato, essa data, com trabalhos que impressionaram pela consistência das informações e pelo olhar crítico esboçado ali.