0577-2017 – Concurso de Vídeos “China e Eu”

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO PIRACICABA

REDES

 

SOLICITADO POR: Núcleo Pedagógico

AUTORIZADO POR: Dirigente

TRANSMITIDO POR: Norberto

DATA: 28/11/2017

REDE Nº: 0577/2017

ASSUNTO: Concurso de Vídeos “China e Eu”

 

 

Senhores Diretores e Professores Coordenadores,

 

Com o objetivo de estimular o conhecimento sobre a cultura Chinesa entre os estudantes da rede estadual de São Paulo, o Consulado da China e o Instituto Confúcio estão promovendo o Concurso de Vídeos “China e Eu”, para estudantes do Fundamental, Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA). As inscrições podem ser realizadas até o dia 22/12/2017.

 

A premiação pretende valorizar os trabalhos dos estudantes que abordem a cultura, culinária, economia e outros aspectos do estilo de vida chinês, sob a ótica do jovem brasileiro. A iniciativa reforça os laços de amizade entre os povos brasileiro e chinês, além de promover a cultura estrangeira, essencial para o desenvolvimento dos jovens no mundo.

 

Critérios de participação.

 

Podem participar estudantes do Ensino Fundamental e Médio: Regular, da EJA e outras modalidades, desde que estejam matriculados e frequentes na rede estadual de ensino. Os vídeos devem ser publicados no YouTube, cujo link deverá ser informado no formulário de inscrição. Os vídeos devem ser curtos, com, no máximo, 1 minuto de duração. Qualquer material com duração superior será automaticamente desclassificado. Além disso, as produções audiovisuais devem respeitar o tema proposto: “China e Eu”. Os concorrentes poderão formar grupos de até três participantes. No entanto, a formação de grupo não é obrigatória.

 

A inscrição deve ser feita no link:

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc_7te1pMKXFxiUD1L1w48J6yitWPt9giuVtLftfT4z6tj2Rg/viewform

 

 

Criação e avaliação

 

Os concorrentes deverão abordar o tema de forma criativa e visual. A abordagem pode transmitir a experiência pessoal do concorrente com a cultura e população chinesa ou explorar semelhanças e diferenças entre os países (Brasil e China), por exemplo. Cultura, culinária, arte, estilo de vida, economia e política do país também poderão ser abordados, sempre adequando o assunto escolhido à temática.

 

A avaliação será feita em duas etapas: a primeira pelo júri técnico, composto por membros da Secretaria da Educação, do Instituto Confúcio e do Consulado da China, que definirá os cinco finalistas e a ordem de classificação; a segunda pelo júri popular, quando os cinco finalistas serão submetidos também à votação do público. Apenas o vídeo mais votado será premiado.

 

Cronograma

 

1º etapa – Inscrições: 23/11 a 22/12/2017

As orientações para as inscrições poderão ser conferidas no site www.educacao.sp.gov.br a partir de 23/11.

 

2ª etapa – 26/12/2017 a 10/01/18 – Avaliação do júri

 

3ª etapa – 11/01/18 a 22/01/18 – Votação online

As orientações para a votação poderão ser conferidas nos sites do Instituto Confúcio (http://www.institutoconfucio.com.br/) e da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br)  a partir de 11/01/18.

 

4ª etapa – 24/01/18 – Premiação

O local do evento de premiação será divulgado oportunamente nos sites da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br), Instituto Confúcio (http://www.institutoconfucio.com.br/) e Consulado da China (http://www.sp.br.emb-japan.go.jp).

 

Para o caso de surgimento de possíveis dúvidas ou sugestões, solicitamos a gentileza de enviar e-mail ao premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br.

 

 

Premiação

 

O vídeo eleito pelo júri técnico receberá um tablet HUAWEI M3, bem como o primeiro colocado na votação popular. A escola do primeiro colocado ainda leva um computador HUAWEI Matebook.

 

Os segundo e terceiro colocados (júri técnico) receberão um smartphone HUAWEI Honor V8.

 

O quarto e o quinto colocados (júri técnico) receberão um relógio inteligente HUAWEI Honor S1 Bluetooth.

 

No caso de grupos com 3 membros, cada um receberá a sua premiação individualmente.

 

 

Disposições finais

 

  • A participação de alunas e alunos implica na concordância das regras do Concurso;

 

  • No ato da inscrição, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo fica autorizada a divulgar, sem qualquer ônus, os vídeos recebidos, nome e imagens dos participantes;

 

  • Os vídeos participantes deverão respeitar as definições de tema, conteúdo, linguagem e objetivos descritos nos itens anteriores deste regulamento;

 

  • Não serão aceitos vídeos com linguagem ofensiva, insultos, xingamentos e palavras de baixo calão;

 

  • As comissões constituídas terão plena autonomia de julgamento;

 

  • Caberá à Equipe Gestora do Concurso, nos casos omissos, plena autonomia de julgamento e decisões;

 

  • O regulamento e subsídios para esse concurso também estão disponíveis no site do Consulado Chinês e do Instituto Confúcio (anexo).

 

O andamento das etapas e os resultados finais serão divulgados nos canais de comunicação da Secretaria da Educação, do Consulado da China e do Instituto Confúcio.

 

 

Atenciosamente

Meire Alesina e Luciana Victoria

PCNPs

De Acordo

Fábio Augusto Negreiros

Dirigente Regional de Ensino

Regulamento – China e Eu