0515-2017 – Materiais de subsídio e apoio aos Educadores na temática de Mediação Escolar

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO PIRACICABA

REDE

 

SOLICITADO: Núcleo Pedagógico

AUTORIZADO: Dirigente

TRANSMITIDO: Andréia

DATA: 16/10/2017

REDE: 0515/2017

ASSUNTO:  Materiais de subsídio e apoio aos Educadores na temática de Mediação Escolar

 

Senhores (as) Diretores (as),

 

A Secretaria da Educação de São Paulo ampliou o programa de mediação de conflitos, iniciativa pioneira que tem a função de prevenir violências e conflitos nas escolas estaduais, promovendo uma cultura de paz e uma convivência respeitosa e democrática entre alunos, educadores, equipe gestora e família.

Para apoiar esse importante trabalho pedagógico, disponibilizamos uma série de materiais de subsídio e ferramentas para os educadores sobre temas que contribuem para minimizar os conflitos. Para tanto, recomendamos algumas videoconferências que mostram como desenvolver ações que visem à disseminação e à articulação de práticas voltadas à prevenção de conflitos no ambiente escolar, à integração entre a escola e a rede social de garantia dos direitos da criança e do adolescente e à proteção da comunidade escolar:

  1. Videoconferência: Mediação de Conflitos no Espaço Escolar

Sinopse: Dividida em três blocos, a videoconferência apresenta como atuar em rede, reunindo em torno da comunidade escolar todos os atores presentes, garantindo o desenvolvimento humano e social das crianças e jovens e criando as condições necessárias para a participação efetiva da família e da comunidade na vida escolar.

Palestrantes/Mediadores: Antonio Carlos Ozório Nunes – Promotor de Justiça – Ministério Público – SP; Nailza Fernandes Veiga – Professora Mediadora; Ana Maria Stuginski – Programa Escola da Família – FDE; Carmen Lúcia Bueno Valle – Coordenadora do PEF – SEE.

Data do vídeo: 26/05/2017

Bloco 1- Duração: 00:50:55

http://www.rededosaber.sp.gov.br/Videoteca/DadosBloco.aspx?id_bloco=2413#myModal

Bloco 2- Duração: 00:28:38

CEFAF/Equipe de Ciências da Natureza

http://www.rededosaber.sp.gov.br/Videoteca/DadosBloco.aspx?id_bloco=2414#myModal

Bloco 3 – Duração: 00:35:10

http://www.rededosaber.sp.gov.br/Videoteca/DadosBloco.aspx?id_bloco=2415#myModal

  1. Videoconferência: Educação e Violência de Gênero

Sinopse: Dividida em dois blocos, a videoconferência aborda as questões contemporâneas sobre as diferentes formas de violência de gênero, especialmente contra as mulheres, e as interfaces com a educação. São debatidos diferentes aspectos sobre as violências, incluindo as respostas no campo da justiça e outras instituições de proteção. Além disso, o vídeo discute aspectos pedagógicos para que as(os) educadoras(es) possam promover estratégias para a prevenção das violências, uma cultura de respeito e de valorização dos Direitos Humanos, afinadas ao currículo oficial do Estado de São Paulo.

Palestrantes/Mediadores: Thiago Teixeira Sabatine, da equipe técnica do NINC; Édina dos Santos Rosa, diretora do NINC; Fabíola Sucasas, promotora de justiça do GEVID – MPSP; Sílvia Chavian de Toledo Santos, coordenadora do GEVID – MPSP; e Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero – MPSP.

Data do vídeo: 07/06/2016

Bloco 1- Duração: 01:27:24

http://www.rededosaber.sp.gov.br/Videoteca/DadosBloco.aspx?id_bloco=2198#myModal

Bloco 2- Duração: 00:38:20

http://www.rededosaber.sp.gov.br/Videoteca/DadosBloco.aspx?id_bloco=2199#myModal

  1. Videoconferência: Gênero, sexualidade e educação digital

Sinopse: A videoconferência debate o uso da internet e mídias digitais pelas crianças e adolescentes, com enfoque no desenvolvimento de atividades pedagógicas que abordem o uso seguro e cidadão da internet, articulado as questões de gênero e sexualidade. As experiências de crianças e jovens na internet trazem novos desafios para a promoção de uma cultura de paz e respeito. Neste sentido, o debate oferece aos educadores subsídios para o tratamento de questões como a circulação de discursos violentos em ambientes virtuais, o assédio sexual, a invasão de privacidade, a exposição da intimidade, o sexting, bullying ligados à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, entre outros. A videoconferência conta com a participação do Ministério Público Federal e da Safernet e com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil, instituições que desenvolvem parceria no Projeto “Educação Digital nas Escolas”.

Data do vídeo: 18/06/2016

Bloco único: 01:51:42

http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/GENERO_SEXUALIDADE_EDUCACAO_DIGITAL_16_08_16.wmv

  1. Currículo do Estado de São Paulo e demais ações

O Currículo do Estado de São Paulo contempla algumas das principais características da sociedade do conhecimento e das pressões que a contemporaneidade exerce sobre os jovens cidadãos. A escola é definida como espaço de cultura, que tem por fim preparar os alunos para esse novo tempo, ao priorizar a leitura e escrita e a articulação de competências e de conteúdos disciplinares. O currículo volta-se para o desenvolvimento dos jovens e coincide com a construção da identidade, da autonomia e liberdade, do aprendizado do respeito às diferenças e das regras de convivência democrática. Deste modo, o Currículo apresenta variados temas para o debate e reflexão sobre os direitos e os problemas e conflitos que afetam o convívio social, a compreensão das relações que podem provocar preconceitos, manifestações de violência e impactos sociais, políticos, econômicos, ambientais e educacionais. Neste sentido, todos os educadores das diferentes áreas disciplinares podem contribuir para a promoção de uma cultura de respeito, de paz, e democracia na escola, reconhecendo a si mesmo como protagonista e agente transformador no âmbito de sua atuação profissional.

Além disso, de forma articulada à programação curricular, as escolas desenvolvem diversas ações, como o projeto “Prevenção também se Ensina” – Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), que apresenta aos educadores Kit de materiais didáticos e pedagógicos que contemplam, entre outras, as questões de conflitos, bullying, ciberbullying, gênero, sexualidade e cultura de paz. Esses materiais estão disponíveis em todas as unidades escolares.

Outro exemplo é a série “Conflitos e Diálogos”, criada para subsidiar a formação dos Vice-diretores e demais educadores das escolas do Programa Ensino Integral na prevenção e resolução dos conflitos e disseminação da cultura de paz nas escolas. Confira os links abaixo:

  1. INTRODUÇÃO À SÉRIE CONFLITOS E DIÁLOGOS (Sandra Maria Fodra)

www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/APROVACAO_2017/FORMACAO_DIRETOR_VICE_PEI.mp4

  1. COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA (Doralice Chioccolla)

http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/aprovacao_2017/ARQUIVO_SANDRA_02.mp4

  1. GÊNERO E SEXUALIDADE (Thiago Teixeira Sabatine)

http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/aprovacao_2017/CONFLITOS_ESCOLA_07_02_2017_BL_01.mp4

  1. ASSEMBLEIAS ESCOLARES (Sandra Maria Fodra)

http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/aprovacao_2017/CONFLITOS_ESCOLA_07_02_2017_BL_02.mp4

  1. ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS: (Maria Ephigênia Cáceres Nogueira)

http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/PROGRAMA_ENSINO_INTEGRAL_ESPACOS_DEMOCRATICOS_30_09_16.wmv

  1. O CONFLITO E SUA GESTÃO (Dr. Adolfo Braga)

http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/FORMACAO_PARA_VICE_DIRETOR_28_07_16_BLOCO_01.wmv

  1. GESTÃO DO CONFLITO COM INTERVENÇÃO DE UM TERCEIRO (Dr. Adolfo Braga)

http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/FORMACAO_PARA_VICE_DIRETOR_28_07_16_BLOCO_02.wmv

  1. MEDIAÇÃO DE CONFLITO (Dr. Adolfo Braga)

http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/FORMACAO_PARA_VICE_DIRETOR_28_07_16_BLOCO_03.wmv

  1. PROCESSOS DE MEDIAÇÃO (Dr. Adolfo Braga)

http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/FORMACAO_PARA_VICE_DIRETOR_29_07_16_BLOCO_04.wmv

  1. A ESCUTA ATIVA (Dr. Adolfo Braga)

http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/FORMACAO_PARA_VICE_DIRETOR_29_07_16_BLOCO_05.wmv

  1. COMUNICAÇÃO E EMOÇÃO (Dr. Adolfo Braga)

http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/FORMACAO_PARA_VICE_DIRETOR_29_07_16_BLOCO_06.wmv

  1. AS TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS (Dr. Adolfo Braga)

http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/FORMACAO_PARA_VICE_DIRETOR_29_07_16_BLOCO_07.wmv

 

 

Atenciosamente,

Supervisor – Luiz Carlos Marconi

PCNP João Gambaro

 

 

 De acordo

 

 

Fábio Augusto Negreiros

              Dirigente Regional de Ensino