0499-2017 – INFORMAÇÃO: Série De Videoaulas Denominadas de “A EJA na Rede”,

Data: 04/10/2017

ASSUNTO: INFORMAÇÃO: Série De Videoaulas Denominadas de “A EJA na Rede”,

Senhores (as) Diretores (as),

A equipe técnica do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA e as equipes do Centro de Atendimento Especializado – CAESP, NINC e CAPE, desta Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – CGEB, produziram uma série de videoaulas denominadas de “A EJA na Rede”, que estão disponíveis na videoteca da Rede do Saber e poderão ser acessadas por meio do link http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Not%C3%ADciasConte%C3%BAdo/tabid/369/language/pt-BR/IDNoticia/2142/Default.aspx

Esta iniciativa teve como objetivo abordar alguns temas relativos à Educação de Jovens e Adultos, de forma a subsidiar a todos nos momentos e espaços de formação docente, em especial, nas ATPC.

Os temas que compõem a série de videoaulas e já disponíveis são:

• A EJA na rede estadual de ensino
  • Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos
  • Metodologia e Estratégias de Ensino para a Educação de Jovens e Adultos
  • Educação de Jovens e Adultos: Desempenho Escolar
  • Como aprende o aluno jovem e aluno adulto
  • Classes Multisseriadas da EJA
  • Multisseriadas de EJA marco regulatório
  • Desafios da Alfabetização de EJA na SEE de SP

Além dessas, estarão brevemente disponibilizadas:

• A EJA na Educação Especial (Blocos 1 e 2)
  • Educação para Jovens e Adultos na educação quilombola e relações étnico-raciais
  • Educação para Jovens e Adultos na educação indígena
  • Educação para Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais

É importante ressaltar que estes temas foram tratados nas videoaulas de forma concisa, em função do formato deste recurso, o que consideramos bastante positivo, pois possibilitará às as Escolas selecionarem, de acordo com o seu contexto e necessidades, as temáticas de seu interesse, ampliando as discussões e os estudos a respeito do assunto. Além desse material, estamos encaminhando também algumas pautas conforme o link https://drive.google.com/file/d/0Bx1eafqh0ka6V0tyNDFoVWVoeWc/view pautas essas formativas que trazem sugestões de leitura e atividades para subsidiarem as reuniões pedagógicas de ATPC, juntamente com as videoaulas.

Atenciosamente,

Supervisora Graziela Bortoletto