0348-2017 – DIVULGAÇÃO – SÉRIE DE VIDEOAULAS “AS CONTRIBUIÇÕES DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL NO FORTALECIMENTO DAS COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS”.

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO PIRACICABA

REDE

SOLICITADO: Núcleo Pedagógico

AUTORIZADO: Dirigente

TRANSMITIDO: Eva Vilma

DATA: 27/07/2017

REDE Nº: 0348/2017

ASSUNTO:  DIVULGAÇÃO – SÉRIE DE VIDEOAULAS “AS CONTRIBUIÇÕES DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL NO FORTALECIMENTO DAS COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS”.

 

 

Senhores (as) Diretores (as), Professores Coordenadores do Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e PCA da Área de Ciências da Natureza (PEI),

A Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), por meio Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional (CEFAF) e da Equipe Curricular de Geografia/Educação Ambiental, encaminha para conhecimento a série de videoaulas “As contribuições da Polícia Militar Ambiental no fortalecimento das comunidades sustentáveis”.

Essa ação foi realizada em parceria com a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, responsável pela aplicação da legislação ambiental do estado e órgão integrante do SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente).

É importante destacar que a série de videoaulas integra o plano de trabalho da Secretaria de Estado da Educação no que diz respeito ao Programa Nascentes http://www.ambiente.sp.gov.br/programanascentes/  e foram gravadas em formato de entrevista.

Na primeira videoaula, o Comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, Coronel PM Alberto Malfi Sardilli apresenta a estrutura e contextualiza a atuação da instituição diante das diversas problemáticas ambientais, no sentido de contribuir para o fortalecimento das comunidades sustentáveis.

Na segunda e terceira videoaulas, o Capitão PM Ambiental Júlio César Araújo da Silva apresenta as problemáticas ambientais recorrentes no Estado de São Paulo e aborda a questão da soltura de balões e os riscos decorrentes dessa prática. E para finalizar, na quarta videoaula, a Equipe Curricular de Geografia/Educação Ambiental retoma os conceitos de Educação Ambiental, os temas abordados pela Polícia Militar Ambiental e os relaciona com conteúdo do Currículo do Estado de São Paulo.

As videoaulas podem ser acessadas na videoteca da Rede do Saber

http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=179

Compartilhamos ainda o link da notícia publicada no site da Secretaria sobre “Balões”:

http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/videoaula-alerta-para-perigos-dos-baloes

Caso a Unidade Escolar tenha interesse em conhecer um pouco mais as ações de educação ambiental da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, indicamos os seguintes contatos:

http://www3.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/cpamb/

E -mail:  edambiental@policiamilitar.sp.gov.br

Contamos com a habitual colaboração na divulgação das videoaulas.

 

Atenciosamente,

PCNPs Luciana Victória e Marly Marsulo.

De acordo

Fabio Augusto Negreiros

  Dirigente Regional de Ensino