0343-2017 – DIVULGAÇÃO 12ª EDIÇÃO DIADESOL – DIA INTERAMERICANO DE LIMPEZA E CIDADANIA.

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO PIRACICABA

REDES

TRANSMITIDO: Norberto

DATA: 25/07/2017

REDE Nº: 0343/2017

ASSUNTO:  DIVULGAÇÃO 12ª EDIÇÃO DIADESOL – DIA INTERAMERICANO DE LIMPEZA E CIDADANIA.

Senhores (as) Diretores (as), Professores Coordenadores do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio e PCA da Área de Ciências da Natureza (PEI),

Divulgando as informações sobre a 12ª edição do DIADESOL – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, iniciativa internacional promovida pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental.

No Brasil, as atividades do DIADESOL fazem parte do calendário anual da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Seção São Paulo, por meio da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos.

O DIADESOL acontece anualmente, envolvendo os eventos de lançamento e encerramento (previsto para 14 de setembro de 2017).

Foi idealizado com o objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações sobre as questões relativas aos resíduos sólidos.

Dentre estas ações, a ABES/Seção São Paulo promove os concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador, que visam contribuir para a ampliação e fortalecimento das discussões acerca dos temas: resíduos sólidos, qualidade de vida, limpeza pública e sua relação com a saúde, inclusive no espaço escolar.

O regulamento do 12º Concurso de Vídeo Amador “Resíduos Sólidos e os 5 R’s”, direcionado para alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio no seguinte link:

O regulamento do 8º Concurso de Desenho Infantil “Resíduos Sólidos e os 5 R’s”, direcionado para alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais no seguinte link:

Os resultados serão divulgados no dia 09 de novembro de 2017 no evento de encerramento do DIADESOL 2017, no município de São Paulo. O local será divulgado oportunamente no site da ABES-SP (www.abes-sp.org.br).

Ressaltamos que os temas propostos pelo DIADESOL são trabalhados no Currículo do Estado de São Paulo pelas disciplinas de:

Geografia, a partir dos conteúdos “A sociedade de consumo” (6º ano – Ensino Fundamental – Anos Finais), “A crise ambiental” (8º ano – Ensino Fundamental – Anos Finais) e “Redes e hierarquias urbanas” (2ª série – Ensino Médio).

Ciências, a partir do eixo “Ser humano e saúde” e mais especificamente com o tema “A produção de resíduos e o destino dos materiais no ambiente” (6º ano – Ensino Fundamental – Anos Finais).

Biologia, a partir dos conteúdos “A interdependência da vida” e “Qualidade de vida das populações humanas” (ambos da 1ª série – Ensino Médio).

Observação: A Secretaria de Estado da Educação não se responsabiliza pelo processo de inscrição, custos de transporte, alimentação, hospedagem dos participantes e pela premiação oferecida nos concursos promovidos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Seção São Paulo – Câmara Técnica de Resíduos Sólidos.

Para mais informações, consulte a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Seção São Paulo – Câmara Técnica de Resíduos Sólidos por meio dos seguintes contatos:

Site: http://www.abes-sp.org.br/diadesol

Facebook: www.facebook.com/diadesol.br

Regulamentos em anexo.

PCNPs Luciana Victória e Marly Marsulo.

De acordo

Fabio Augusto Negreiros