0342-2017 – CONVOCAÇÃO E INSCRIÇÃO PARA O CURSO DE ATUALIZAÇÃO: “APTA – A CIÊNCIA NA ESCOLA”.

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO PIRACICABA

REDES

TRANSMITIDO: Norberto

DATA: 25/07/2017

REDE Nº: 0342/2017

ASSUNTO:  CONVOCAÇÃO E INSCRIÇÃO PARA O CURSO DE ATUALIZAÇÃO: “APTA – A CIÊNCIA NA ESCOLA”.

Senhores (as) Diretores (as), Professores Coordenadores do Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e PCA da Área de Ciências da Natureza (PEI),

O Dirigente de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, nos termos da Resolução SE 61/2012, c/c art. 8º, II da Resolução SE 58/2011, convoca para participarem do Curso de Atualização: APTA – a Ciência na Escola em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) – Polo Regional Centro – Sul:
–  01 (um) professor das disciplinas de Ciências ou Biologia de cada Unidade Escolar (incluindo as Escolas do Programa de Ensino Integral- PEI);

A parceria estabelecida da Diretoria de Ensino Região de Piracicaba com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios ( APTA ) – Polo Regional Centro – Sul  visa a formação continuada dos professores através de estudos e reflexões  de  metodologias de inovação pedagógica e cientifica que alcance e avalize o processo de ensino aprendizagem dos alunos  da Rede Pública Estadual  nos segmentos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio nas  Área de Ciências da Natureza nas disciplinas de Ciências e Biologia conforme as  necessidades de atualização dos professores de como desenvolver aulas interessantes e consoantes com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo.

Preencher o formulário de inscrição impreterivelmente até o dia:  07/08/2017 (sexta feira ).

Link do formulário de inscrição:

Observações:

– Fica a critério da Equipe Gestora a indicação do professor das disciplinas de Ciências ou Biologia que irá participar do curso e que esteja atuando em sala de aula;

– Os cursistas que atenderem a todos os requisitos elencados (avaliação) serão aprovados e farão jus à certificação (conforme regulamento do curso em anexo).

– Os certificados serão emitidos pela Diretoria de Ensino de Piracicaba somente após o término e a homologação do curso em Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE).

– O cursista poderá utilizar o certificado do curso para a evolução funcional pela via não acadêmica, conforme Decreto Nº 49.394/2005, Resolução SE 21/2005 e Instrução Conjunta CENP/DRHU, de 25/04/2005.

– Os professores dos municípios de Águas de  São Pedro, Charqueada, São Pedro, Saltinho e Santa Maria da Serra será em caráter de convite.

Estrutura e Cronograma do Curso

DIA TEMA  RESPONSÁVEL LOCAL Carga horária / Presencial (40 horas).

EAD: 10 horas

Total:  50 horas

15/08/2017 Agricultura Sustentável   Fábio Luís Ferreira Dias APTA 8 horas
Resíduos Sólidos Urbanos Vera Lúcia Pimentel Salazar
19/09/2017 Qualidade microbiológica dos alimentos Patrícia Prati Diretoria de Ensino 8 horas
Fungos, doenças de plantas e defensivos agrícolas.

Marise Cagnin Martins Parisi
04/10/2017 Restauração de florestas nativas

Cláudia Mira Attanasio Diretoria de Ensino 8 horas
A importância da polinização das abelhas para as florestas e para a agricultura. Maria Imaculada Zucchi

19/10/2017 A importância da agricultura orgânica para a agricultura e para a natureza: Dissociação entre homem e natureza. Edmilson José Ambrosano Diretoria de Ensino 8 horas
Genética e Melhoramento de Plantas Luciana Aparecida Carlini Garcia.
24/11/2017 Semana da Ciência na Escola Apresentação das produções dos cursistas. APTA 8 horas

PCNPs Luciana Victória e Marly Marsulo.

De acordo

Fabio Augusto Negreiros