0315-2017 – Links para Videoaulas Oriente Médio, Norte da África, Geopolítica.

 DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO PIRACICABA

REDE

 

SOLICITADO: Núcleo Pedagógico

AUTORIZADO: Dirigente

TRANSMITIDO: Norberto

DATA: 22/06/2017

REDE Nº: 0315/2017

ASSUNTO: Links para Videoaulas Oriente Médio, Norte da África, Geopolítica.

 

CEFAF – Centro de Ensino Fundamental dos Anos Finais, do Ensino Médio/ Equipe de Ciências Humanas, reuniu três videoaulas que, de diferentes maneiras, abordam os temas, “geopolítica”, “oriente médio”, “história antiga”, “história da filosofia”. Informamos ainda, que o atendimento a essas temáticas não se encerra nas videoaulas. Entendemos que elas podem ser abordadas em outras oportunidades, compondo, dessa forma, um conjunto complexo e articulado no contexto da área de Ciências Humanas.

A videoaula A História da Filosofia e a Geopolítica no Oriente Médio e Norte do Continente Africano teve como foco de suas reflexões a demanda presente no Currículo da 1ª série do Ensino Médio, acerca da abordagem e pesquisa no contexto da História da Filosofia, considerando as seguintes habilidades: “Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico” e “Relacionar questões atuais a questões da História da Filosofia”. A partir destas habilidades procuramos enfatizar a produção filosófica da antiguidade e do período medieval, visto que esta produção pode ser uma ocasião para refletir sobre o pensamento filosófico que se desenvolve no Oriente Médio e Norte do Continente Africano. Trata-se, assim, de abordar uma parte da história da Filosofia que engloba a produção antiga e medieval. Nesta videoaula, dividida em três blocos, disponíveis nos seguintes links:

  1. http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/HISTORIA_DA_FILOSOFIA_10_10_17_BLOCO_01.wmv
  2. http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/HISTORIA_DA_FILOSOFIA_10_10_17_BLOCO_02.wmv
  3. http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/HISTORIA_DA_FILOSOFIA_10_10_17_BLOCO_03.wmv,

tratamos do contexto histórico, da periodização na História da Filosofia, as subdivisões e as diferentes posições dentro de um mesmo período e a produção filosófica para além da produção europeia clássica. De maneira coadjuvante, abordamos também a leitura de textos filosóficos e não filosóficos no enriquecimento do processo de ensino/aprendizagem do assunto.

A videoaula História das Sociedades Árabes, produzida em 2013, foi dividida em 06 blocos, disponíveis nos seguintes links:

  1. rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/aprovacao_2017/HISTORIAS_DAS_SOC_ARABES_R31690_BLOCO_01.mp4
  2. rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/aprovacao_2017/HISTORIAS_DAS_SOC_ARABES_R31690_BLOCO_02.mp4
  3. rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/aprovacao_2017/HISTORIAS_DAS_SOC_ARABES_R31690_BLOCO_03.mp4
  4. rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/aprovacao_2017/HISTORIAS_DAS_SOC_ARABES_R31690_BLOCO_04.mp4
  5. rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/aprovacao_2017/HISTORIAS_DAS_SOC_ARABES_R31690_BLOCO_05.mp4
  6. rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/aprovacao_2017/HISTORIAS_DAS_SOC_ARABES_R31690_BLOCO_06.mp4

Essa videoaula, ministrada pelo Prof. Dr. Josias Abdalla Duarte e mediada pela Prof.ª Maria Margarete Santos Benedicto, percorre um significativo período que vai do século IV até o século XX. Neste panorama foram abordadas questões acerca dos aspectos cronológicos, fundado na convenção europeia. O Prof. Josias Abdalla Duarte abordou, ainda, a produção do islamismo, a presença árabe na Península Ibérica, a expansão europeia e a partilha da Ásia e da África nos séculos XIX e XX e, neste mesmo período, a produção do darwinismo social com o discurso do Conde de Gobineau. Por fim, tratou da Guerra Irã/Iraque e dos eventos da Primavera Árabe, percorrendo, assim, os momentos fundamentais para o tratamento pedagógico da História das sociedades árabes.

A videoaula Geopolítica e Populações apresentada pela Profª Me Ângela Correa da Silva tratou dos conceitos de Geopolítica Clássica e a atualidade, a Velha e a Nova Ordem Mundial e os diferentes campos da Geopolítica. Para compor a série de videoaulas, entendemos que é importante retomarmos as reflexões propostas pela especialista, e em seguida, aprofundarmos o diálogo sobre o Oriente Médio e Norte do Continente Africano. De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo, o ensino de Geografia na educação básica deve priorizar o estudo do território por meio da análise dos fenômenos e da complexidade das relações sociais, de convivências e diferenças culturais que estabelecem em um espaço. Outro ponto essencial refere-se à compreensão da Geografia Política e os diferentes campos de estudos interdisciplinar da Geopolítica. A apresentação está disponível no link a seguir http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/R21645_A_REDE_APRENDE_GEOGRAFIA.wmv (duração: 28’35)

Procuramos, dessa forma, atender uma expectativa.

 

Atenciosamente

João Antonio Gambaro

PCNP Filosofia / Sociologia

De Acordo

Elayne Batista Siqueira Brancalion

Dirigente Regional de Ensino