0276-2017 – Curso “Professores do Brasil” selecionará o melhor projeto de estímulo ao conhecimento científico em escola pública

SOLICITADO: Núcleo Pedagógico

AUTORIZADO: Dirigente

TRANSMITIDO: Norberto

DATA: 29/05/2017

REDE Nº: 0276/2017

ASSUNTO: Curso “Professores do Brasil” selecionará o melhor projeto de estímulo ao conhecimento científico em escola pública

Senhores (as) Diretores (as),

A edição 2017 do Prêmio Professores do Brasil vai levar educadores da educação básica a Londres, capital da Inglaterra. O concurso, organizado pelo Ministério da Educação, já abriu as inscrições, que vão até 25 de agosto, pelo site, http://ppb.mec.gov.br/login para escolas da rede pública de ensino. O resultado deve ser divulgado em 7 de dezembro.

Neste ano, a premiação está dividida em seis categorias: creche (educação infantil), pré-escola (educação infantil), ciclo de alfabetização – 1º, 2º e 3º anos (anos iniciais do Ensino Fundamental), 4º e 5º anos (anos iniciais do Ensino Fundamental), 6º ao 9º ano (anos finais do Ensino Fundamental) e Ensino Médio. O objetivo é reconhecer os trabalhos dos professores das redes públicas que apontem para relevância qualitativa na educação brasileira, valorizando o papel dos profissionais como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações.

Acesse o regulamento.

Para concorrer à viagem, os candidatos de escolas do Ensino Fundamental e Médio devem enviar um relato das práticas pedagógicas realizadas em sala com foco no Estímulo ao conhecimento científico por meio da inovação. São 14 vagas a professores de Física, Química, Biologia e Matemática. Os selecionados participarão, em janeiro, de atividades educativas, palestras e visitas a museus em Londres. Serão ao todo três etapas: estadual, regional e nacional, cujos prêmios contemplam placa de honra (etapa estadual) e valores em dinheiro, R$ 7 mil, para etapa regional, e R$ 5 mil, etapa nacional. Há, ainda, troféus, viagens e equipamentos para as escolas.
Neste ano, o Prêmio terá ainda outras três temáticas especiais. As melhores atividades sobre Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Inovação Educacional serão agraciadas com R$ 5 mil cada. Já os professores de Educação Física com relatos de destaque sobre Esporte como Estratégia de Aprendizagem serão premiados com uma visita ao Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo.
Os educadores cujos relatos de prática pedagógica apresentem estratégias de reflexão e ação sobre Conservação e uso consciente da água também podem se inscrever. Os vencedores participarão do Fórum Mundial da Água 2018. Além do respeito ao tema, serão consideradas as iniciativas que contribuam para a permanência do aluno na escola, facilitem a participação da família e a formação ética, artística e cidadã de crianças e jovens.

João Antonio Gambaro

PCNP – Filosofia/Sociologia