DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE PIRACICABA
REDE
SOLICITADO: Gabinete
AUTORIZADO: Dirigente
TRANSMITIDO: Norberto
REDE Nº: 0219/2016
Data: 09/05/2017
ASSUNTO: ENEM 2017 – RETIFICAÇÃO: taxa de R$ 82,00
Senhores Diretores,
Divulguem aos alunos do Ensino Médio!
As inscrições do Enem 2017 estão abertas.
Está oficialmente aberto o período de inscrição do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. Os candidatos terão até às 23h59min (de Brasília/DF) da sexta-feira da próxima semana, dia 19, para se inscrever no site oficial. Provas serão aplicadas nos dias 05 e 12 de novembro, os dois primeiros domingos do mês.
Ao todo, os estudantes terão 12 dias para fazer inscrição no Enem 2017. Nesse início, principalmente no primeiro dia, será comum o site apresentar falhas e lentidão, devido ao grande número de acessos.
Candidatos devem realizar inscrições do Enem 2017 no site oficial do Inep
O único meio reconhecido como oficial para a fazer inscrição no Enem 2017 é o site oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante.
O edital do Enem 2017 deixa bem claro que nenhum outro local de inscrição é oficial além do site do Inep. Desta maneira, certifique-se de que está no ambiente correto antes de se inscrever.
Em caso de dúvidas entre em contato com a Central de Relacionamento do MEC, através do telefone 0800-616161.
Número do CPF e documento de identidade são documentos obrigatórios para inscrição no Enem 2017
Ao acessar o site de inscrição do Enem 2017, o candidato precisa ter em mãos os números do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e documento de identidade (RG – Registro Geral).
Além disso, cada participante precisa informar um endereço de e-mail e número de telefone celular pessoais e válidos. Ambos os meios serão utilizados pelo Inep no envio de informações referentes ao Exame.
Ao preencher a inscrição do Enem 2017, o participante deve prestar informações relativas à escolaridade, como nome da instituição do ensino médio, além de dados familiares, como endereço e número de membros da família.
Cada estudante precisa escolher qual a língua estrangeira de conhecimento (inglês ou espanhol) para as 05 questões que serão cobradas na prova.
Além disso, também é preciso indicar a cidade preferida do local de prova do Enem 2017. São mais de 1,5 mil municípios em todo o Brasil.
Os candidatos portadores de algum tipo de deficiência que necessitarem de tempo adicional nos dias de prova, deverão fazer tal solicitação no ato da inscrição. Para isso, é necessário inserir um documento que comprove o motivo do pedido.
O valor da taxa de inscrição do Enem 2017 é de R$ 82,00, mas alguns candidatos recebem isenção automática do pagamento.
Para garantir o benefício, estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas precisam apenas preencher as inscrições do Enem 2017 de maneira correta.
Além desses, estudantes membros de famílias carentes que fazem parte do CadÚnico também podem ser automaticamente isentos. Para isso, basta informar o Número de Identificação Social (NIS) no ato da inscrição. Assim, o sistema fará o reconhecimento da situação e concederá a isenção automática.
Os participantes que não se enquadram nas situações citadas, mas que também não possuem condições de arcar com o valor, podem pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2017 declarando carência no ato da inscrição.
Nesse caso, a organização avaliará a veracidade da solicitação antes de conceder o benefício, sob pena de desclassificação em casos de falsificação de informações.
A partir desta edição, o estudante que for beneficiado com a isenção e não comparecer nos dias de prova deverá pagar a taxa na próxima edição do Exame. Tal regra somente não será aplicada caso o participante justifique a ausência com atestado médico ou outro documento oficial capaz de comprovar a falta.
Os candidatos não isentos deverão imprimir o boleto do Enem 2017, gerando a GRU (Guia de Recolhimento da União) antes de sair da página de inscrição. O não pagamento da taxa acarretará em desclassificação automática.
Atenciosamente,
Ana Carolina
Gabinete
De acordo,
Fábio Augusto Negreiros
Dirigente Regional de Ensino