0184-2017 – EPTV na Escola 2017

REDE Nº: 0184/2017

ASSUNTO: EPTV na Escola 2017

Senhores Diretores e Professores Coordenadores,

Informamos que foi lançado no último dia 19/04 a 18ª Edição do Concurso “EPTV na Escola”.

O tema do concurso de redações deste ano é “Se esta rua, se esta rua fosse minha’… Por quê? Não é?”

O título da redação é livre. A principal proposta é fazer com que os jovens estudantes pesquisem, analisem, reflitam e debatam em sala de aula sobre o tema. É muito comum, em nossa sociedade, que as pessoas tenham um conceito equivocado de público e privado, sendo este último visto como um espaço que é meu e por isso eu preservo e zelo, e enxergam o público como um espaço de única responsabilidade do Estado e como um lugar que não pertence a “ninguém”, porém, ao contrário, o público também é meu e mais: pertence a todos! Pensando nisso, o tema esse ano propõe uma reflexão conceitual e prática para que mais pessoas tomem consciência que o cuidado, a preservação e o desenvolvimento do espaço público urbano são deveres de cada um e de todos. O espaço público urbano é de suma importância porque propicia todos os tipos de manifestações: culturais, sociais, políticas e econômicas, onde podemos exercitar nossa cidadania. O tema propõe a conscientização do aluno para que ele possa influenciar sua família e a comunidade que está inserido, porque se cada um fizer sua parte, teremos uma cidade mais limpa, bem cuidada e bonita. Para melhorar minha cidade, posso começar pela minha rua, minha escola, meu bairro e beneficiar toda uma comunidade. Podemos pensar em ações simples e criativas que nós mesmos podemos executar, até mais complexas envolvendo parcerias para melhorar estes espaços no sentido arquitetônico e estrutural.

Veja as regras para fazer a Redação no site do concurso:

Poderão participar do concurso os alunos do último ano do ensino fundamental ﴾9º ano﴿ das redes municipal e estadual, escolas particulares, do SESI e EJA – Educação de Jovens e Adultos. Os 30 ﴾trinta﴿ estudantes classificados de cada município ganham um dia de passeio em Campinas, com direito de visita à EPTV, onde podem conhecer os profissionais, visitar redações e estúdios e tirar dúvidas sobre como são produzidos os telejornais regionais, e a um Shopping da cidade.

No final, serão escolhidos os dez melhores trabalhos da região e os autores ganham prêmios e produzem uma série de reportagens baseadas nos textos das redações finalistas que serão exibidas nos Telejornais da EPTV.

Todas as regras do concurso e os formulários para preenchimento já estão disponíveis na Internet, no site da EPTV www.eptvnaescola.com.br ‐ clicar em Campinas.

A Diretoria de Ensino Região de Piracicaba ficará responsável por intermediar a entrega das redações selecionadas pelas escolas na EPTV ‐ Campinas.

Cada escola, estadual, particular ou SESI, poderá encaminhar até 5 redações ﴾já selecionadas por uma comissão interna da escola﴿ para a Diretoria de Ensino, que, a critério das vagas constantes no regulamento, fará o encaminhamento das mesmas para a EPTV.

A entrega das redações na Diretoria de Ensino será feita no PROTOCOLO e só serão validadas as redações encaminhadas no Formulário Oficial da EPTV que estiverem com o TERMO DE RESPONSABILIDADE em anexo. Tanto o formulário, quanto o termo de responsabilidade estão disponíveis no site da EPTV.

O formulário “obrigatório” da redação, com a logomarca dos patrocinadores, estará disponível a partir de Maio, no mesmo site. A ficha de inscrição é o próprio formulário, que deverá ter seu cabeçalho totalmente preenchido em letra legível, preferencialmente de forma. O formulário onde o aluno fará sua redação é de uso obrigatório. O cabeçalho deve ser totalmente preenchido.

A premiação fica estabelecida da seguinte forma para cada região:

– Do 1º ao 10º colocado: Um televisor HD

‐ Professores orientadores dos finalistas: Um Tablet

‐ Diretor da escola do 1º colocado: Um Tablet

‐ Escola do 1º colocado: Um Data Show.

* Os dez alunos e respectivos professores orientadores ganham certificado de participação e classificação no concurso.

* Caso o professor oriente mais de um aluno que fique entre os dez finalistas, este ganhará apenas um prêmio.

A divulgação com os nomes dos dez finalistas será realizada em nossos telejornais do dia 23/10/2017, também estará disponível no período da tarde, deste mesmo dia, em nosso site: www.eptvnaescola.com.br – clicar em Campinas.

Entrega das redações na Diretoria de Ensino até o dia 12 de junho de 2017 impreterivelmente﴿.

Reforçando: Somente validaremos o recebimento das redações com a autorização assinada pelos responsáveis.

Meire Alesina

PCNP Língua Portuguesa