0076-2017 – 46o Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO PIRACICABA

 REDE

 

SOLICITADO: Núcleo Pedagógico

AUTORIZADO: Dirigente

TRANSMITIDO: Eva Vilma

DATA: 24/02/2017

REDE: 0076/2017

ASSUNTO: 46o Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens

 

 

Senhores(as) Diretores(as),

 

 

Solicitamos que seja divulgado na escola o 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens que é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de melhorar a alfabetização através da arte epistolar. Incentiva a expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Participam estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.

 

No Brasil, a realização do concurso está a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – fica a cargo da UPU.

 

Podem participar estudantes das escolas da rede pública e privada as quais deverão selecionar, dentre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las na fase estadual. A primeira melhor redação de cada UF seguirá para a fase nacional, onde será escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional.

 

Só serão aceitas as redações inscritas pelas escolas e enviadas por serviço postal, no período de 02/02 a 17/03/2017.

 

Serão premiados:

 

. Os três primeiros colocados de cada UF, na fase estadual.

. O primeiro colocado da fase nacional.

. Os três primeiros colocados na etapa internacional.

 

Neste ano, o tema da redação é: “Imagine que você é um(a) assessor(a) do novo Secretário Geral da ONU – Qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”

 

Consulte o regulamento e as premiações do 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas no endereço correios.com.br, aba “Sobre Os Correios”, link “Sustentabilidade” > “Vertente Social” > “Concurso de Redação de Cartas” e participe.

 

 

Atenciosamente

Meire Alesina

PCNP de Língua Portuguesa

 

 

De Acordo

 

 

Fábio Augusto Negreiros

Dirigente Regional de Ensino​