DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO PIRACICABA
REDE
SOLICITADO: Núcleo Pedagógico
AUTORIZADO: Dirigente
TRANSMITIDO: Eva Vilma
DATA: 24/02/2017
REDE: 0076/2017
ASSUNTO: 46o Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens
Senhores(as) Diretores(as),
Solicitamos que seja divulgado na escola o 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens que é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de melhorar a alfabetização através da arte epistolar. Incentiva a expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Participam estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.
No Brasil, a realização do concurso está a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – fica a cargo da UPU.
Podem participar estudantes das escolas da rede pública e privada as quais deverão selecionar, dentre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las na fase estadual. A primeira melhor redação de cada UF seguirá para a fase nacional, onde será escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional.
Só serão aceitas as redações inscritas pelas escolas e enviadas por serviço postal, no período de 02/02 a 17/03/2017.
Serão premiados:
. Os três primeiros colocados de cada UF, na fase estadual.
. O primeiro colocado da fase nacional.
. Os três primeiros colocados na etapa internacional.
Neste ano, o tema da redação é: “Imagine que você é um(a) assessor(a) do novo Secretário Geral da ONU – Qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”
Consulte o regulamento e as premiações do 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas no endereço correios.com.br, aba “Sobre Os Correios”, link “Sustentabilidade” > “Vertente Social” > “Concurso de Redação de Cartas” e participe.
Atenciosamente
Meire Alesina
PCNP de Língua Portuguesa
De Acordo
Fábio Augusto Negreiros
Dirigente Regional de Ensino