​DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO PIRACICABA

DATA: 07/11/2016

REDE: 0624/2016

ASSUNTO: EXPOSIÇÃO EDUCAÇÃO E ESCOLAS NAS DÉCADAS INICIAIS DA REPÚBLICA

Senhores (as) Diretores (as) e Professores Coordenadores.

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, instituição mantida pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), em parceria com o Museu Republicano "Convenção de Itu" – USP apresentam a exposição EDUCAÇÃO E ESCOLAS NAS DÉCADAS INICIAIS DA REPÚBLICA.

A exposição aborda a formação dos primeiros grupos escolares do Estado de São Paulo, com destaque para os programas de ensino e materiais adotados nas escolas primárias, as práticas pedagógicas e cívico-militares implantadas e aspectos da organização administrativa escolar.

A mostra é composta por painéis fotográficos e foi concebida a partir de livros didáticos, livros de matrícula, livros de Atas e Exames, jornais e fotografias das coleções Washington Luis e Grupo Escolar Cesário Mota da cidade de Itu, um dos primeiros Grupos Escolares a ser organizado no Estado de São Paulo, após a proclamação da República.

Os diversos materiais guardam ricas informações sobre aspectos da renovação educacional proposta pelos republicanos, relacionados aos programas de ensino, métodos pedagógicos, práticas cívico-militares, materiais didáticos e organização administrativa que foram implantadas nos estabelecimentos escolares paulistas em fins do século XIX e início do XX.

A mostra poderá ser vista até 04 de dezembro de 2016 e a entrada é gratuita.

Eddye Rafaeta -  PCNP