DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE PIRACICABA

TRANSMITIDO: Andréia

REDE: 0589/2016

DATA: 18/10/2016

ASSUNTO: Campanha #AprenderParaPrevenir – Educação em prevenção e redução de riscos e desastres

Senhores (as) Diretores (as), professores coordenadores de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio e PCA Ciências da Natureza (PEI)

No dia 13/10 foi celebrado o Dia Internacional de Redução de Desastres. Instituída pela Organização das Nações Unidas - ONU, a data tem o objetivo de criar reflexão acerca dos desastres socioambientais no mundo, trabalhando a construção e o fortalecimento de ações preventivas entre pessoas e organizações.

Partindo-se dessa premissa, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB, Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional - CEFAF, Escola Virtual de Programas Educacionais - EVESP, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo - CEDEC, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, lançou no dia 07/10, durante a videoconferência "Educação em Redução de Riscos e Desastres", a campanha #AprenderParaPrevenir.

A campanha tem como foco mobilizar as escolas estaduais a realizarem ações para intervenções, espaços de diálogo e construção de conhecimentos sobre o tema.

Segue o link de acesso ao Guia de Orientações da Campanha: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/1189.pdf

Até o dia 07 de novembro, as unidades de ensino serão convidadas a mostrarem as práticas e ações desenvolvidas sobre o tema.

As escolas que não promovem ações poderão participar compartilhando ideias para a redução de desastres socioambientais.

As escolas deverão enviar o material em formato digital para a Diretoria de Ensino até o dia 07/11  A/C de  Marly Marsulo e Luciana Victória (PCNPs "Interlocutores de Educação Ambiental")

que serão responsáveis pela consolidação do material e envio para a Equipe Curricular de Geografia/Educação Ambiental (CGEB/CEFAF) até o dia 18/11.

Seguem em anexo, o Guia de Orientações e o banner da campanha.

Para mais informações:

Site da campanha: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir/
Site Cemaden: http://educacao.cemaden.gov.br/

Contamos com o apoio das equipes gestoras na divulgação desta ação para toda a Unidade Escolar.

Banner Campanha #aprenderparaprevinir

Guia de Orientação Campanha #AprenderParaPrevenir

Marly Marsulo (PCNP Biologia)

Luciana Victória (PCNP Ciências)