DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO PIRACICABA

REDE: 0512/2016
DATA: 15/09/2016

ASSUNTO: Campanha de Mobilização Mundial Dia de Ler. Todo dia!

O Dirigente Regional de Ensino convida toda a comunidade escolar a participar da Campanha de Mobilização Mundial Dia de Ler. Todo dia!, que neste ano se realizará no dia 20 de setembro.

Criada pela Prefeitura Municipal de Barueri, a ação é uma espécie de desafio com a proposta de mobilizar a maior quantidade possível de pessoas para ler neste dia. Vale sarau, contação de história, leitura solitária, em grupo... Tudo deve ser registrado em fotos e vídeos e divulgado nas redes sociais com a hashtag #diadelertododia.

A Secretaria de Educação do Estado apoia essa iniciativa e disponibilizou na videoteca da Rede do Saber a videoconferência referente à campanha que pode ser visualizada através do link:

(Lembrando que todos os vídeos da Videoteca são melhor visualizados pelo Internet Explorer).

Para entender a mobilização pela leitura:

O que é?

#diadelertododia é uma mobilização de incentivo à leitura agendada para acontecer, pela primeira vez, em nível mundial, no próximo dia 20 de setembro.

Como funciona?

A proposta é mostrar que a leitura é um ato prazeroso e que cabe no nosso dia a dia, sem nenhum inconveniente. Vale ler livros inteiros ou apenas um parágrafo. Vale ler um romance, uma poesia, ficção ou biografia. Livro, revista, jornal, gibi. O que conta para o #diadelertododia é a atitude de ler. Ler na biblioteca, na sala de aula, na fábrica, no escritório, no ponto de ônibus, no consultório, na praça ou no restaurante. Vale ler em qualquer lugar da cidade.

Como participar?

Primeiramente preencha a ficha de inscrição que está no blog. Você pode participar sozinho ou mobilizar a sua comunidade. Quanto maior o grupo, mais pessoas envolvidas com a leitura.

A que horas começa e a que horas deve terminar a mobilização no dia 20 de setembro?

Propomos iniciar às 9 horas da manhã e encerrá-la às 21 horas para dar oportunidade a todos de participarem. O mais importante é cumprir o período de 12 horas para a mobilização.

Tenho de registrar a leitura que estou fazendo?

É a única maneira de comprovar participação. Os registros em fotos ou filmes ajudarão também a compor um portfólio deste dia que, sem dúvida alguma, será marcante para toda a cidade.

Como faço para enviar o material, fotos e filmes, para vocês da coordenação central?

Disponibilizamos o facebook (diadelertododia) e o whatsapp.

Caso haja dúvidas, você pode contatar a coordenação central:

·         E-mail: diadeler@barueri.sp.gov.br

·         WhatsApp: (11) 9 4833-3693