DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE PIRACICABA

TRANSMITIDO: Ana Cláudia

REDE: 0398/2016

Data: 29/07/2016

ASSUNTO:  Divulgação 11ª Edição DIADESOL – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania

Seguem informações sobre a 11ª edição do DIADESOL - Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, iniciativa internacional promovida pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS). No Brasil, as atividades do DIADESOL fazem parte do calendário anual da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Seção São Paulo, por meio da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos.

O DIADESOL acontece anualmente, envolvendo os eventos de lançamento e encerramento (previsto para 12 de novembro de 2016), tendo sido idealizado com o objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações sobre as questões relativas aos resíduos sólidos.

Dentre estas ações, a ABES/Seção São Paulo promove os concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador, que visam contribuir para a ampliação e fortalecimento das discussões acerca dos temas resíduos sólidos, qualidade de vida, limpeza pública e sua relação com a saúde, inclusive no espaço escolar.

Os regulamentos do 7º Concurso de Desenho Infantil "Como os resíduos podem afetar a sua saúde?" direcionado aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, e do 11º Concurso de Vídeo Amador "Resíduos Sólidos e Saúde Pública", direcionado aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio, estão disponíveis respectivamente nos links a seguir:

Ressaltamos que os temas propostos pelo DIADESOL são trabalhados pelo Currículo do Estado de São Paulo, pelas disciplinas de Geografia, Ciências e Biologia, conforme segue:

• Por meio da disciplina de Geografia, a partir dos conteúdos "A sociedade de consumo" (6º ano – Ensino Fundamental – Anos Finais), "A crise ambiental" (8º ano - Ensino Fundamental – Anos Finais), e "Redes e hierarquias urbanas" (2ª série – Ensino Médio);
  • Em Ciências, a partir do eixo "Ser humano e saúde" e mais especificamente do tema "A produção de resíduos e o destino dos materiais no ambiente" (6º ano - Ensino Fundamental – Anos Finais);
  • Em Biologia, a partir dos conteúdos "A interdependência da vida" e "Qualidade de vida das populações humanas" (ambos da 1ª série – Ensino Médio).

Observação: A Secretaria de Estado da Educação não se responsabiliza pelo processo de inscrição, custos de transporte, alimentação e hospedagem dos participantes, e pela premiação oferecida nos concursos promovidos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Seção São Paulo - Câmara Técnica de Resíduos Sólidos.

Para mais informações: Consulte a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Seção São Paulo - Câmara Técnica de Resíduos Sólidos:

Site: http://www.abes-sp.org.br/diadesol
    E-mail: ctrsolidos@abes-sp.org.br