DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE PIRACICABA

REDE Nº: 0391/2016

Data: 26/07/2016

ASSUNTO: Formação Foco Aprendizagem – Apresentação dos cursos

Informamos que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo "Paulo Renato Costa Souza" (EFAP) e da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), apresenta a ação Foco Aprendizagem.

Em 2015, a SEE-SP lançou a plataforma Foco Aprendizagem. Nela, as equipes das unidades escolares, das diretorias de ensino e das coordenadorias da SEE-SP puderam consultar os resultados do SARESP e, a partir deles, direcionar e redirecionar práticas de gestão escolar e pedagógicas.

Para 2016, a plataforma contará com novas seções, uma série de informações, recursos e materiais para professores e alunos!

A ação Foco Aprendizagem contará com sete cursos que serão realizados em dois momentos:

1) No primeiro momento, serão ofertados os cursos direcionados aos profissionais em exercício na SEE-SP nas diretorias de ensino:

a) As inscrições serão por adesão e deverão ser realizadas entre os dias 22 de julho e 7 de agosto de 2016, exclusivamente pelo hotsite www.escoladeformacao.sp.gov.br/focoaprendizagem. Não há limite de vagas. Todos os profissionais interessados e que correspondam ao público-alvo poderão se inscrever!

b) Os cursos terão carga horária de 30 horas e terão início em 17 de agosto de 2016.

2) No segundo momento, os cursos serão ofertados aos profissionais das unidades escolares em exercício na SEE-SP:

a) As inscrições serão por indicação e deverão ser realizadas entre os dias 1º e 14 de agosto de 2016. Caberá ao diretor da unidade escolar, ou responsável por ele indicado, efetivar a inscrição dos profissionais de sua unidade escolar, respeitando todas as regras de composição de grupo escola dispostas em Regulamento.

b) Os cursos terão carga horária específica, variável entre 30 e 40 horas, e terão início em 29 de agosto de 2016.

Objetivos: os cursos visam oferecer uma formação integrada e continuada às diferentes instâncias e aos profissionais da rede pública do Estado de São Paulo, tendo como foco a prática profissional, a avaliação e o acompanhamento da aprendizagem e as ações de intervenção, visando à melhoria contínua do ensino-aprendizagem, recontextualizada no âmbito da plataforma Foco Aprendizagem, estratégia articulada às ações de implementação do Currículo do Estado de São Paulo.

Modalidade: os cursos serão autoinstrucionais (sem tutoria, mediação e/ou interação) em ambiente virtual de aprendizagem.

Público-alvo:

Nas diretorias de ensino, os cursos serão direcionados aos seguintes profissionais em exercício na SEE-SP, conforme base CGRH de junho/2016:

• Diretores de Núcleo Pedagógico;

• Dirigentes de ensino;

• Professores coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNP); e

• Supervisores de ensino.

Nas unidades escolares, os cursos serão direcionados aos seguintes profissionais em exercício na SEE-SP, conforme base CGRH de junho/2016:

• PEB II com aulas atribuídas nas disciplinas do currículo do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e/ou do Ensino Médio;

• Professores coordenadores (PC) do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e/ou do Ensino Médio;

• Diretores de escola;

• Vice-diretores.

Para mais informações, naveguem pelo hotsite www.escoladeformacao.sp.gov.br/focoaprendizagem e leiam na íntegra o Regulamento do curso específico ao seu perfil profissional. Em caso de dúvidas, entrem em contato com a equipe do curso pelo canal "Fale Conosco".

PCNP Sueli Araujo

De Acordo