Sign In

Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba


Rua João Sampaio, 666 - Bairro São Dimas
CEP 13.416-383 - Piracicaba - SP – Brasil
Email: depir@educacao.sp.gov.br
Telefone: (19)3437-3340
A+
A-

​DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO PIRACICABA

REDE


SOLICITADO: Núcleo Pedagógico
AUTORIZADO: Dirigente
TRANSMITIDO: Norberto
REDE: 0390/2016
DATA: 26/07/2016
ASSUNTO: Projeto Aventuras Currículo + (Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio)


Senhores (as) Diretores (as),

 
Informamos que o Projeto Aventuras Currículo+ retorna em 2016 como uma proposta de recuperação de aprendizagem com o uso da tecnologia para os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) e Ensino Médio (EM). A proposta terá como diferencial Curso Formativo a ser oferecido aos professores no aprimoramento de estratégias diferenciais em sua prática docente. Vale ressaltar que, Aventuras Currículo + é um projeto de recuperação da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e que se estende até a 3ª série do Ensino Médio. As aulas são desenvolvidas com o auxílio de atividades didáticas produzidas por Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) da Rede Estadual de São Paulo, que lançam mão de conteúdos digitais sugeridos no Currículo+ para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais lúdico e interativo. As escolas estaduais mediante participação espontânea.

As escolas que adotarem a execução do projeto terão o período regular das aulas (até 30/11) para o desenvolvimento com os alunos, de acordo com a configuração mais adequada para o professor/escola.

A seguir maiores detalhes do Projeto:

- Período de realização do projeto: 2º semestre de 2016 (até o dia 30/11/2016).

- Todos os alunos do EFAF e do EM poderão acessar o ambiente com o seu número de RA e as atividades iniciarão em 15/08/2016.

- Todos os professores de Língua Portuguesa e de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio tem acesso ao ambiente com o seu CPF participando ou não do curso.

- Curso de Formação:

  • Período: 15/08 a 30/11/2016.
  • Certificado emitido pela EFAP para evolução funcional com carga horária de 40 horas.
  • O Curso de formação será oferecido na modalidade a distância e no formato de estudos autônomos (auto instrucionais), a serem realizados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (AVA-Moodle).
  • Público alvo: Professores da Educação Básica II, com aulas atribuídas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3º série do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, e em exercício na SEE-SP.
  • Inscrição: Todos os Professores de língua portuguesa e de matemática estão pré-inscritos no curso. O professor interessado em realizar o curso deverá efetivar, até dia 15/08/2016, a sua inscrição, caso queira receber a certificação. E para aceitação deverá entrar no ambiente e ativar a sua inscrição. Forma: clicar em "Minhas Aventuras", "Convocatória para Professores", "Continuar", ler o regulamento, responder o questionário e enviar o "Termo de aceite".

    Observação: Após 15/08/2016 o professor poderá acessar o ambiente com as orientações sem a certificação.
  • O professor deverá realizar o curso de acordo com o cronograma (veja o arquivo com cronograma e a carga horária dos módulos anexo a rede)

    Avaliação: A Missão 0 terá atividade avaliativa que deverá ser realizada no período de 15/08 a 22/08/2016. As demais atividades avaliativas serão disponibilizadas ao final de cada missão. As atividades avaliativas serão validadas pelo próprio sistema AVA-Moodle. Para obter o certificado, o cursista deverá:

•  realizar, 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas;

•  ter média de aproveitamento com conceito Satisfatório, no total de atividades avaliativas.

 

- Desenvolvimento com os alunos:

  • Os professores trabalharão os conteúdos com os alunos do dia 15/08/2016 até 30/11/2016;
  • As atividades para aplicação aos alunos serão denominadas de "missões".
  • Na disciplina de Língua Portuguesa haverá de 4 a 5 missões: 6º e 7º anos do EFAF serão 4 missões e a partir do 8º ano do EFAF ao EM serão 5 missões.
  • Na disciplina de Matemática haverá 10 missões para os dois ciclos (EFAF e EM).
  • A partir da missão 0, no ambiente, haverá orientações pedagógicas ao professor para o desenvolvimento das missões e da gestão do tempo para cada missão, através de videoaulas, assim como o procedimento de pontuação.
  • Os alunos terão avaliações no início, no meio e no fim do projeto.
  • Todas as missões terão atividades de realização pelo aluno no ambiente.
  • As missões fora da base (lição de casa) terão arquivos na versão pdf editável para poderem salvar no computador ou serem impressos aos alunos.

 

Atenciosamente,

PCNP Marisete


 

 De acordo


 

Fábio Augusto Negreiros

              Dirigente Regional de Ensino​

Cronograma do Curso