REDE: 0390/2016
DATA: 26/07/2016
ASSUNTO: Projeto Aventuras Currículo + (Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio)

Informamos que o Projeto Aventuras Currículo+ retorna em 2016 como uma proposta de recuperação de aprendizagem com o uso da tecnologia para os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) e Ensino Médio (EM). A proposta terá como diferencial Curso Formativo a ser oferecido aos professores no aprimoramento de estratégias diferenciais em sua prática docente. Vale ressaltar que, Aventuras Currículo + é um projeto de recuperação da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e que se estende até a 3ª série do Ensino Médio. As aulas são desenvolvidas com o auxílio de atividades didáticas produzidas por Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) da Rede Estadual de São Paulo, que lançam mão de conteúdos digitais sugeridos no Currículo+ para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais lúdico e interativo. As escolas estaduais mediante participação espontânea.

As escolas que adotarem a execução do projeto terão o período regular das aulas (até 30/11) para o desenvolvimento com os alunos, de acordo com a configuração mais adequada para o professor/escola.

A seguir maiores detalhes do Projeto:

- Período de realização do projeto: 2º semestre de 2016 (até o dia 30/11/2016).

- Todos os alunos do EFAF e do EM poderão acessar o ambiente com o seu número de RA e as atividades iniciarão em 15/08/2016.

- Todos os professores de Língua Portuguesa e de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio tem acesso ao ambiente com o seu CPF participando ou não do curso.

- Curso de Formação:

• Período: 15/08 a 30/11/2016.
  • Certificado emitido pela EFAP para evolução funcional com carga horária de 40 horas.
  • O Curso de formação será oferecido na modalidade a distância e no formato de estudos autônomos (auto instrucionais), a serem realizados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (AVA-Moodle).
  • Público alvo: Professores da Educação Básica II, com aulas atribuídas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3º série do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, e em exercício na SEE-SP.
  • Inscrição: Todos os Professores de língua portuguesa e de matemática estão pré-inscritos no curso. O professor interessado em realizar o curso deverá efetivar, até dia 15/08/2016, a sua inscrição, caso queira receber a certificação. E para aceitação deverá entrar no ambiente e ativar a sua inscrição. Forma: clicar em "Minhas Aventuras", "Convocatória para Professores", "Continuar", ler o regulamento, responder o questionário e enviar o "Termo de aceite".

Observação: Após 15/08/2016 o professor poderá acessar o ambiente com as orientações sem a certificação.
  • O professor deverá realizar o curso de acordo com o cronograma (veja o arquivo com cronograma e a carga horária dos módulos anexo a rede)

Avaliação: A Missão 0 terá atividade avaliativa que deverá ser realizada no período de 15/08 a 22/08/2016. As demais atividades avaliativas serão disponibilizadas ao final de cada missão. As atividades avaliativas serão validadas pelo próprio sistema AVA-Moodle. Para obter o certificado, o cursista deverá:

•  realizar, 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas;

•  ter média de aproveitamento com conceito Satisfatório, no total de atividades avaliativas.

- Desenvolvimento com os alunos:

• Os professores trabalharão os conteúdos com os alunos do dia 15/08/2016 até 30/11/2016;
  • As atividades para aplicação aos alunos serão denominadas de "missões".
  • Na disciplina de Língua Portuguesa haverá de 4 a 5 missões: 6º e 7º anos do EFAF serão 4 missões e a partir do 8º ano do EFAF ao EM serão 5 missões.
  • Na disciplina de Matemática haverá 10 missões para os dois ciclos (EFAF e EM).
  • A partir da missão 0, no ambiente, haverá orientações pedagógicas ao professor para o desenvolvimento das missões e da gestão do tempo para cada missão, através de videoaulas, assim como o procedimento de pontuação.
  • Os alunos terão avaliações no início, no meio e no fim do projeto.
  • Todas as missões terão atividades de realização pelo aluno no ambiente.
  • As missões fora da base (lição de casa) terão arquivos na versão pdf editável para poderem salvar no computador ou serem impressos aos alunos.

PCNP Marisete

Dirigente Regional de Ensino​