DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO PIRACICABA

REDE: 0389/2016
DATA: 25/07/2016

ASSUNTO: CONVOCAÇÃO OT Língua Portuguesa "IV Concurso Cultural Desenho, Redação e Poesia - OJI Papéis Especiais".

A Diretoria de Ensino Região de Piracicaba e a OJI PAPÉIS ESPECIAIS, em parceria com a OSCIP PIRA21, o GOLP (Grupo Oficina Literária de Piracicaba), realizarão a IV edição o Concurso Cultural de Desenho, Redação e Poesia, com o tema Cidadania e Sustentabilidade – Valores em prol da vida, dirigido aos estudantes do Ensino Fundamental (do 2º ao 9º ano).

A IV edição do Concurso Cultural de Desenho, Redação e Poesia chega com o objetivo de estimular nossos alunos a produzirem textos e promover a reflexão e o inquietamento em crianças e adolescentes da rede pública de ensino a respeito dos valores humanos e sociais capazes de contribuir para a construção de um lugar melhor para se viver, tanto em âmbito social como ambiental.

Neste ano, o concurso será realizado apenas com alunos das escolas estaduais da cidade, o que é mais um grande motivador para nós. Desta forma, convocamos um professor de Língua Portuguesa por escola, com o compromisso de replicar as orientações recebidas, para conhecerem melhor o Projeto, suas regras e detalhes, além de capacitá-los para as atividades do Concurso junto aos alunos.

Os trabalhos deverão ser entregues em formulário "obrigatório" para o desenho e a produção de texto, com a logomarca dos patrocinadores, e estará disponível na Diretoria de Ensino Região de Piracicaba com a PCNP de Língua Portuguesa, Iara Bottan, no período de 10 a 20 de agosto. A ficha de inscrição dos alunos é o próprio formulário, que deverá ter seu cabeçalho totalmente preenchido em letra legível.

O encontro será de grande valia para os professores e será, sem dúvida, um passo além em nossa parceria, fortificando os laços, ampliando as iniciativas e potencializando as ações e a força do nosso trabalho. A capacitação será oferecida pela OJI, necessitando apenas que os se desloquem até a empresa no dia do encontro.  Esse encontro contará com distribuição de materiais de apoio e conteúdo para serem trabalhados com os alunos posteriormente.

É necessário que cada escola faça a indicação do nome e RG do (a) professor (a) que irá à OT no e-mail lp@derpiracicaba.com.br, até dia 02/08/2016, para fins de credenciamento dos participantes na OJI PAPÉIS ESPECIAIS.

EVENTO: Capacitação sobre o Concurso Cultura da OJI

DATA: 08/08

HORA: Dás 13h às 17h

13h – Credenciamento

14h – Início da Capacitação

LOCAL: OJI PAPÉIS ESPECIAIS (Via Comendador Pedro Morganti, 3393, Piracicaba – SP)

Tema Cidadania e Sustentabilidade – Valores em prol da vida

Público alvo

Estudantes das escolas públicas, devidamente matriculados de acordo com as três categorias, a saber:

• Categoria 1 (Desenho): alunos da etapa inicial, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental
  • Categoria 2 (Redação/Poesia): alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental
  • Categoria 3 (Redação/Poesia): alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental

OBS: Cada escola concorrerá com até três trabalhos por categoria.

CATEGORIASTIPO DE TRABALHO
2.º ano do Ensino Fundamental                 Desenho
3.º ano do Ensino Fundamental                 Desenho
6.º ano do Ensino Fundamental                 Redação/Poesia
7.º ano do Ensino FundamentalRedação/Poesia
8.º ano do Ensino FundamentalRedação/Poesia
9.º ano do Ensino FundamentalRedação/Poesia

• Prêmios

• Categoria 1 (Desenho – 2º e 3º ano):
    • 1º. Lugar: Tablet Versão Kids
    • 2º. Lugar: Tablet Versão Kids
  • Categoria 2 (Redação/Poesia – 6º e 7º ano):
    • 1º. Lugar: Notebook
    • 2º. Lugar: Tablet
  • Categoria 3 (Redação/Poesia - 8º e 9º ano):
    • 1º. Lugar: Notebook
    • 2º. Lugar: Tablet

• Prêmios para Docentes

• Categoria 1 (Desenho):  1º. Lugar: Tablet
  • Categoria 2 (Redação/Poesia):  1º. Lugar: Tablet
  • Categoria 3 (Redação/Poesia): 1º. Lugar: Tablet

Fevereiro/Março: Definição do tema

Abril - Definição do conteúdo a ser trabalhado

Maio/Junho – Elaboração das regras e artes do Concurso (Em andamento)

26 e 27/07 – Anúncio do Concurso para os (as) Diretores (as) das escolas estaduais

08/08 – Reunião e capacitação com Professores de Língua Portuguesa na OJI sobre o projeto

10/08 – Divulgação para os alunos – Início dos trabalhos

12/09 – Finalização dos trabalhos e envio para a Diretoria de Ensino

14/09 – Envio dos trabalhos para a OJI

17/10 - Anúncio dos vencedores

24/10 – Evento de premiação

OBS: Este cronograma poderá sofrer alterações, para isso, todas as partes serão informadas.

• Material para as escolas

Cada escola receberá:

1. Email Marketing do Concurso Cultural
  2. Cartaz para divulgação
  1. Folhas de desenho e texto (Deverão ser retiradas na Diretoria de Ensino Região de Piracicaba no período de 10 a 20/08, com a PCNP de Língua Portuguesa Iara Bottan)

• Comissão Avaliadora

OJI PAPÉIS ESPECIAIS, GOLP e Pira 21.

• Local de Entrega dos Trabalhos

Diretoria de Ensino de Piracicaba

R. Dr. João Sampaio, 666 - São Dimas, Piracicaba - SP, 13416-383

• Cerimônia de Premiação

Cerimônia de entrega dos prêmios: OJI PAPÉIS ESPECIAIS (Via Comendador Pedro Morganti, 3393, Piracicaba – SP)

Certos do constante carinho e parceria para com o projeto, ficamos à disposição.

Iara Bottan

PCNP de Língua Portuguesa