Sign In

Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba


Rua João Sampaio, 666 - Bairro São Dimas
CEP 13.416-383 - Piracicaba - SP – Brasil
Email: depir@educacao.sp.gov.br
Telefone: (19)3437-3340
A+
A-

​​

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE PIRACICABA

REDE

 

SOLICITADO: Núcleo Pedagógico

AUTORIZADO: Dirigente

TRANSMITIDO: Ana Cláudia

REDE:0179/2016

DATA: 19/04/2016

ASSUNTO: Projeto Jovem Senador 2016


Senhores Diretores e Professores Coordenadores,

 Informamos que já estão abertas as inscrições para o programa Projeto Jovem Senador que, anualmente, proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, selecionados em concurso de redação, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. O tema da redação deste ano é "Esporte: educação e inclusão".

 

Os vencedores do concurso de redação, em cada um dos estados e no Distrito Federal, participarão da edição anual do Projeto Jovem Senador representando a respectiva unidade da Federação.

 

Poderão participar do programa Projeto Jovem Senador 2016 os alunos que atendam obrigatoriamente todos os seguintes requisitos: estar regularmente matriculado em escolas públicas estaduais ou do Distrito Federal de ensino médio, em uma das seguintes modalidades: regular ou ensino técnico na modalidade integrada ou educação de jovens e adultos; ter, no máximo, 19 anos completos até o dia 23 de setembro de 2016, data-limite para as secretarias de Educação enviarem as redações ao Senado Federal. É vedada a participação de estudante que: já tenha vencido o Concurso de Redação ou tenha sido jovem senador, nos termos do artigo 15 da Resolução do Senado Federal n º 48, de 2012; seja parente de integrantes da equipe organizadora em linha reta, colateral ou afim, até o segundo grau.

 A Tipologia textual da Redação é dissertativa-argumentativa, sobre o Tema "Esporte: educação e inclusão", com extensão de 20 a 30 linhas.

 

Para se inscrever para enviar a redação manuscrita na folha do concurso, especialmente desenvolvida para esta edição, com a ficha de inscrição e a cópia do RG e do CPF do aluno, do professor e do responsável legal.

 

Todas as regras do concurso e os formulários para preenchimento estão disponíveis na Internet, no http://www12.senado.gov.br/jovemsenador/jovem-senador

   

A Diretoria de Ensino ficará responsável por intermediar a entrega das redações selecionadas pelas escolas na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

 

Cada escola estadual poderá encaminhar uma redação (já selecionada por uma comissão interna da escola) para a Diretoria de Ensino, que, a critério das vagas constantes no regulamento, fará o encaminhamento das mesmas para a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, até a data de 15 de agosto de 2016, pois caberá a Diretoria a seleção de um texto que nos representará para envio à Secretaria com data final de postagem 19 de Agosto de 2016.

 

A entrega das redações na Diretoria de Ensino será feita no PROTOCOLO e só serão validadas as redações manuscritas encaminhadas na folha do concurso, especialmente desenvolvida para a edição 2016, com a ficha de inscrição e a cópia do RG e do CPF do aluno, do professor e do responsável legal.

 

Informações sobre a Redação e os critérios de avaliação:

 

Regulamento do concurso:

http://www12.senado.gov.br/jovemsenador/jovem-senador/criterios-de-avaliacao

 

Navegando no tema:

http://www12.senado.gov.br/jovemsenador/espaco-do-estudante/navegando-no-tema

 

Premiação:

http://www12.senado.gov.br/jovemsenador/jovem-senador/premiacao

 

Inscrição:

http://www12.senado.gov.br/jovemsenador/jovem-senador/inscricao

 

Ficha de Inscrição:

http://www12.senado.gov.br/jovemsenador/sala-de-imprensa/inscricao/Ficha_de_inscricao.pdf

 

Folha de Redação:

http://www12.senado.gov.br/jovemsenador/img-1/artes-2016/folha-de-redacao

 

Cronograma:

http://www12.senado.gov.br/jovemsenador/jovem-senador/etapas-do-projeto

 

Kit de divulgação:

http://www12.senado.gov.br/jovemsenador/jovem-senador/kit-de-divulgacap-1

 

Segue o cronograma das etapas, que se encontra no site do Projeto, até a data de entrega na Diretoria de Ensino Região de Piracicaba:

               

Maio/Junho/Agosto:

 

·         Trabalho com o tema e com as Redações na sala de aula.

·         Entrega das redações no Protocolo da Diretoria de Ensino até o dia 15 de agosto de 2016 (impreterivelmente).

 

Reforçando: Somente validaremos o recebimento das redações manuscritas encaminhadas na folha do concurso, especialmente desenvolvida para a 8° edição, com a ficha de inscrição e a cópia do RG e do CPF do aluno, do professor e do responsável legal.

 

Pelo link abaixo, todos poderão assistir à Videoconferência sobre o projeto Jovem Senador encurta distâncias de 06/04/2016.

https://www12.senado.gov.br/jovemsenador/noticia/videoconferencia-sobre-o-projeto-jovem-senador-encurta-distancias-1

Obs.: Seguem em anexos os Regulamentos do concurso.

Salientamos ainda que cada unidade escolar poderá sugerir um professor de Sociologia e Filosofia como colaborador dessas ações junto com o professor de Língua Portuguesa, para viabilizar a participação dos alunos nos dois projetos (Currículo Oficial dessas disciplinas – Sociologia e Filosofia - trazem essas questões desenvolvidas nos projetos, como objeto de estudo nas 3ª e 2ª séries do Ensino Médio), desta forma potencializamos o envolvimento, de um maior número de alunos, oportunizando-os a desenvolverem as habilidades descritas no regulamento:

  • A argumentação e respeito à diversidade de opiniões;
  • A construção de um olhar mais crítico sobre sua realidade;
  • A convivência com as culturas e cores de todas as partes do nosso país.


RegulamentoWEB_jsenador_2016

Filosofia e Sociologia


Atenciosamente

Iara Bottan - PCNP Língua Portuguesa


De Acordo


fábio Augusto Negreiros

Dirigente Regional de Ensino