​DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO PIRACICABA

REDES

DATA: 12/04/2016

REDE Nº: 0160/2016

ASSUNTO: CUIDADOS DE PREVENÇÃO DA GRIPE H1N1 NO AMBIENTE ESCOLAR.

Devido ao eminente surto de contaminação com o vírus da gripe H1N1 que vem ocorrendo no Estado de São Paulo, visando à prevenção de servidores, alunos e público em geral, das Unidades Escolares e Diretoria de Ensino, encaminhamos, como principal ação imediata, orientações para fortalecimento de ações práticas e de conscientização, especialmente na higienização das mãos e outras medidas de prevenção.

A proximidade de dias com baixas temperaturas e também a variação climática tradicional deste período exigem cuidados mais intensos e detalhados na prevenção de doenças respiratórias.

Com o objetivo de prezar pelo bem estar e saúde das pessoas da comunidade escolar, o Ministério da Saúde recomenda as seguintes medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas, para reduzir o risco de se adquirir ou transmitir o vírus influenza A/H1N1:

• Higienizar corretamente as mãos com água e sabão antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
  • Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após o contato com superfícies;
  • Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação do vírus;
  • Indivíduos com síndrome gripal devem evitar aglomerações e ambientes fechados;
  • Manter os ambientes ventilados;
  • Indivíduos considerados como casos suspeitos ou confirmados devem ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

(Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/orientacoes-influenza)

Diante das medidas propostas, esta Diretoria de Ensino orienta que as escolas realizem um trabalho específico com os alunos conforme já previsto no currículo, sobre as noções básicas de higiene na prática, para o reforço da conscientização durante todo o período em que perdurar a epidemia. Esse trabalho deve ser registrado e encaminhado à equipe de prevenção.

Datas / Ações previstas

Período: 13/04/16 a 29/04/16

- Repassar as informações em ATPC e reunião de pais e mestres para socializar as ações de prevenção.

2° BIMESTRE:

Trabalhar o tema em sala de aula com registros fotográfico e/ou vídeo das atividades desenvolvidas pelos alunos.

Até 20/06/16:

Encaminhamento de Relatório Pedagógico  das atividades desenvolvidas pela escola  para a Diretoria de Ensino Região de Piracicaba Núcleo Pedagógico -  A/C Luciana Victória e Marly Marsulo.

E mail: ciencias@derpiracicaba.com.br ou biologia@derpiracicaba.com.br

Segue  material educativo sobre o ato de lavar as mãos, princípio básico para reduzir os índices de contaminação.

h1n1.png

Contamos com a colaboração de todos!

Equipe de Prevenção

Luciana Victória – PCNP Ciências