DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE PIRACICABA

​SOLICITADO: núcleo pedagogico

REDE Nº: 0133/2016

DATA: 04/04/2016

ASSUNTO:  Semana  de mobilização – "Todos juntos contra o Aedes aegypti" – 04 a 08 de Abril

Senhores (as) Diretores (as), Professores Coordenadores Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), Anos Finais (EFAF) e Ensino Médio e Professores Coordenadores de Área – Ciências de Natureza (PCA CN/ PEI);

O lançamento da Mobilização "Todos juntos contra o Aedes aegypti aconteceu dia 04 de Março de 2016 nas dependências da Diretoria de Ensino Região de Piracicaba envolvendo professores de Ciências e Biologia (Professores Interlocutores de Prevenção/Saúde).

A rede 81/2016 orientou as Unidades escolares para desenvolverem trabalhos relacionados ao Projeto "Todos juntos contra o Aedes aegypti" durante o mês de Março.

Em continuidade às ações de prevenção a dengue, chikungunya e zika, será realizada de 04 a 08 de abril de 2016 a Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti, que tem como objetivo intensificar as atividades de combate ao mosquito e diminuir a incidência dessas doenças.

Nesse período, algumas ações devem ser implementadas ou intensificadas:

·      Abordagem do tema na programação curricular;

·      Realização de ações preventivas envolvendo estudantes e comunidade escolar, principalmente a eliminação de criadouros do mosquito;

·      Realização da vistoria nos prédios públicos, conforme orientação em anexo - PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA EM PRÉDIOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO;

·      Orientação sobre os sintomas das doenças e para a procura da Unidade Básica de Saúde mais próxima da U.E.

Dia D de eliminação do Aedes aegypti será realizado no dia 07 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial de Saúde – OMS desde 1948 com a finalidade de conscientizar a população sobre as principais questões de saúde.

Os índices de infestação do mosquito e o número de casos de dengue, chikungunya e zika apresentados pela SUCEN apontam a necessidade de renovar e intensificar as ações e propostas de trabalho, de modo a envolver também familiares e responsáveis, além da comunidade escolar. Nesse sentido, apresentamos uma proposta de ação (em anexo) a ser realizada pelos estudantes de nossas escolas.

Esta proposta pode e deve ser incrementada de acordo com a diversidade de contextos regionais e identidade das Unidades Escolares e Diretorias de Ensino e das atividades que já estão em desenvolvimento. Destacamos a importância do envolvimento do grêmio, da Associação de Pais e Mestres, bem como dos parceiros de cada U.E.

No anexo consta a proposta de ação que conta com o envolvimento de alunos, professores, gestores, funcionários e comunidade escolar nas ações de combate ao mosquito. Lembramos que esta proposta visa complementar o trabalho que já vem sendo feito nas U.Es. e/ou desencadear ações de prevenção.

Observação:

O envio do relatório e registros fotográficos e/ou vídeos e/ou produção dos alunos para a Diretoria de Ensino Região de Piracicaba ( Núcleo Pedagógico) até 18/04/2016.

Contamos com a colaboração de todos para o sucesso da Mobilização – "Todos juntos contra o Aedes aegypti"

PCNPs Marly Marsulo (Biologia) e Luciana Victória (Ciências)

De Acordo

Dirigente Regional de Ensino​