Sign In

Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba


Rua João Sampaio, 666 - Bairro São Dimas
CEP 13.416-383 - Piracicaba - SP – Brasil
Email: depir@educacao.sp.gov.br
Telefone: (19)3437-3340
A+
A-


SEJA VOLUNTÁRIO

 

O Programa Escola da Família constitui-se como um espaço para o exercício da cidadania e uma possibilidade para a ampliação de horizontes culturais das comunidades. Por isso, tem o voluntariado como um de seus pilares.

Atuando no campo da cidadania, o voluntariado aprofunda o compromisso de todos com a coletividade, fortalece as políticas públicas, contribui para ampliar as perspectivas de vida das comunidades, disseminando uma cultura de paz.

A abertura das escolas aos finais de semana, garante um espaço público que estimula a participação cidadã no desenvolvimento de atividades nos quatro eixos do Programa: Saúde, Cultura, Esporte e Trabalho. 

O Programa Escola da Família, também, propicia a atuação de empresas no voluntariado corporativo, tornando o espaço das escolas em um ambiente de estímulo para ações voluntárias dos funcionários e contribuindo para as ações de responsabilidade social das empresas. 

Por fim, contribui também para o desenvolvimento do voluntariado juvenil, incentivando a autonomia , o protagonismo e o crescimento pessoal do adolescente, que pode por meio dos espaços escolares aberto aos finais de semana, se envolver com ações solidárias e comprometer-se com  projetos e objetivos comuns, em benefício da comunidade.

O voluntariado no Programa está regulamentado pela Lei nº 9.608 de 1998 e a formalização de sua atuação ocorre por meio da assinatura de um termo de adesão.

 

Como ser voluntário?

Para ser voluntário do Programa Escola da Família, preencha a ficha cadastral , informando seus dados pessoais e suas motivações para tornar-se um voluntário, além de um breve resumo da atividade que irá desenvolver aos finais de semana nas escolas estaduais. Em seguida leve o cadastro até uma escola participante e converse com o vice-diretor(a) / professor(a) articulador(a) responsável pelo Programa Escola da Família.

 

SEJA PARCEIRO

 

O Programa Escola da Família, em todo o Estado de São Paulo, vem desenvolvendo parcerias com a iniciativa privada, sociedade civil e demais instituições do poder público, para a realização de suas atividades e a melhoria da qualidade da educação.

O Programa estabele parcerias:

·         Regionais – estabelecidas pelas Diretorias de Ensino

·         Locais – estabelecidas pelas Unidades Escolares

Estas parcerias oferecem recursos humanos, como o voluntariado corporativo, ações pedagógicas e de formação, projetos desenvolvidos dentro dos 4 eixos: Cultura, Saúde, Esporte e Trabalho, recursos materiais entre outros, que possibilitam um maior envolvimento da sociedade com a educação.

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo regulamenta o estabelecimento de parcerias pela Resolução SE nº 24, de 2005  e parcerias são formalizadas por meio da assinatura de um protocolo de intenções e pela elaboração de uma síntese do projeto a ser desenvolvido.

 

Como ser Parceiro?

Para ser parceiro do Programa Escola da Família, entre em contato com a Coordenação Regional do Programa através do e-mail pef@derpiracicaba.com.br ou por meio do telefone: (19) 3437-3389 ou  procure pelo Vice-Diretor(a) / Professor(a) Articulador(a) do Programa em uma das escolas participantes.