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Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba


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​A semana de prevenção de Álcool e outras drogas teve como objetivo estimular e incentivar a discussão sobre as drogas e o desenvolvimento de ações preventivas, e divulgar à toda sociedade os riscos e males do uso indevido das drogas.

Na ocasião a PCNP de Biologia, Marly Ap. Giraldelli Marsulo destacou que nas escolas estaduais, o incentivo à prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas ocorre por meio dos temas discutidos durante as aulas que integram o currículo escolar, mas principalmente pelos projetos Comunidade Presente e Prevenção também se ensina.

Professores de Ciências e Biologia (Interlocutores de Saúde/Prevenção), Professores mediadores e vice-diretores do Programa Escola da Família prestigiaram a palestra de Cristian Fernandes, co-idealizador do CONDEC (Congresso de Dependência Química) e fundador do Instituto Independa, especialista em dependência química que abordou a temática sobre a importância da informação como a principal ferramenta à prevenção das drogas.

O álcool é uma droga psicotrópica, ou seja, atua no sistema nervoso central, provocando mudança no comportamento de quem o consome, além de ter potencial para desenvolver dependência. O consumo inadequado do álcool é um importante problema de saúde pública, acarretando altos custos para a sociedade e envolvendo questões médicas, psicológicas, profissionais e familiares.

Sendo a escola um ambiente privilegiado para o desenvolvimento de intervenções de prevenção do uso de álcool por menores de idade, ações conjuntas de prevenção visam fornecer subsídios para professores e gestores que venham desenvolver projetos junto a seus alunos.

 

Trabalhos de prevenção na escola terão maior probabilidade de sucesso se:

•  Forem desenvolvidos de forma participativa

•  Envolverem maior parte do corpo docente da escola

•  Tiverem o adolescente como aliado nas intervenções

•  Buscarem aproveitar os diferentes recursos humanos e materiais da escola e da comunidade

• Acontecerem de forma contínua

•  Respeitarem a cultura específica da comunidade

 

Solicitou-se que o tema seja discutido durante o período de replanejamento escolar e que as Unidades escolares tracem ações conjuntas para esclarecer os jovens sobre a prevenção.

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