Sign In

Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba


Rua João Sampaio, 666 - Bairro São Dimas
CEP 13.416-383 - Piracicaba - SP – Brasil
Email: depir@educacao.sp.gov.br
Telefone: (19)3437-3340
A+
A-

​Pelo menos 38 escolas estaduais, num universo de 24 mil alunos, foram avaliadas

Em Dezembro de 2015, durante o "Debate políticas públicas de combate ao Mosquito Aedes aegypti" na Câmara de Vereadores de Piracicaba, o Dirigente Regional de Ensino Fábio Augusto Negreiros assinou, junto às autoridades locais, uma carta compromisso para combate do mosquito Aedes aegypti em Piracicaba e Região.

O lançamento da mobilização "Todos juntos contra o Aedes aegypti" aconteceu dia 04 de Março de 2016 nas dependências da Diretoria de Ensino Região de Piracicaba envolvendo professores de Ciências e Biologia (Professores Interlocutores de Prevenção/Saúde) e, a continuidade das ações de prevenção da Dengue, Chikungunya e Zika foi  realizada de 04 a 08 de abril de 2016 com  a Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti, que teve como objetivo intensificar as atividades de combate ao mosquito e diminuir a incidência dessas doenças. Os trabalhos realizados nas escolas foram registrados e encaminhados à Diretoria de Ensino de Piracicaba. Estes mesmos trabalhos foram retomados e/ou aprimorados para participação no Concurso "Pesquisar e Conhecer para combater o Aedes aegypti," promovido pelo Ministério da Educação.

Validando essa ação "Todos juntos contra o Aedes aegypti", o Colégio PoliBrasil, em parceria com a Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba e a Secretaria Municipal da Saúde anunciarão na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, às 15 horas, os resultados do Projeto Vetor de Conscientização, que avaliou o conhecimento dos alunos das escolas estaduais de Piracicaba sobre o mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.

A apresentação do resultado final da pesquisa será realizado pelo Colégio PoliBrasil, nas dependências do auditório da Prefeitura, no Centro Cívico. A atividade contará com a presença do Prefeito Municipal Gabriel Ferrato, do Secretário Municipal da Saúde Dr. Antonio Pedro de Mello, do Dirigente Regional de Ensino de Piracicaba, Fábio Augusto Negreiros e de todos os diretores das escolas participantes. Além dos demais profissionais envolvidos no projeto, como as PCNPs de Ciências e Biologia, Luciana Victória e Marly Marsulo da Diretoria de Ensino e Márcio Ermida do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde.

Nessa apresentação, as quatro escolas que apresentaram melhores resultados serão premiadas com um tablet.

Lançado no dia 19 de abril, o Projeto Vetor de Conscientização foi uma iniciativa dos alunos do ensino médio do Colégio PoliBrasil, com a supervisão de professores e especialistas. Depois, o Projeto foi ganhando corpo e abrangência e passou a ter o apoio de entidades públicas.

Na primeira fase foram englobadas 38 escolas estaduais, abrangendo um universo de 24 mil alunos, a partir do sexto ano do ensino fundamental e até o terceiro ano do ensino médio.

 

DETALHES

O Projeto consistiu na aplicação do questionário para avaliar o conhecimento que os alunos têm sobre o mosquito Aedes aegypti. "O resultado da pesquisa servirá de parâmetro para mapear as ações de combate. Depois, as avaliações serão devolvidas para as escolas para que possam ser trabalhadas, de forma interdisciplinar, visando o combate do mosquito", explica Luiz Andreello Filho, diretor do Colégio PoliBrasil.

Os alunos que preencheram o questionário já receberam um folheto com as principais informações sobre o mosquito Aedes aegypti, que agora serão complementadas pela Secretaria de Saúde de Piracicaba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses.

"As escolas receberão o resultado das pesquisas por meio de gráficos, separados por ano (série) e total da escola, além das sugestões para os professores trabalharem de forma interdisciplinar".