Sign In

Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba


Rua João Sampaio, 666 - Bairro São Dimas
CEP 13.416-383 - Piracicaba - SP – Brasil
Email: depir@educacao.sp.gov.br
Telefone: (19)3437-3340
A+
A-

​​

 


Texto: Erivan Monteiro

Fotos: Eny Silva

O uso racional dos recursos hídricos e a conscientização em temas como reciclagem, coleta seletiva e preservação do Meio Ambiente. Essas premissas foram o mote da peça teatral "As aventuras de dona Mirandinha no mundo encanado", que a Companhia Roma Produções Artísticas trouxe aos alunos na EE PEI Antonio Pinto de Almeida Ferraz (Apaf), nesta segunda-feira (dia 07/11) pela manhã. O espetáculo aconteceu na quadra de esportes e teve a participação dos cerca de 300 alunos da instituição de ensino.

A peça teatral – estrelada pelos atores Washington Poppi, Rafaela Artuso e Romualdo Sarcedo – mostrou o drama de dona Mirandinha, uma garça que tinha dificuldades em viver em um rio poluído por resíduos jogados pelo homem. Assim, ela começa uma campanha de conscientização dos moradores próximos e consegue reverter à situação, transformando o local em um ambiente bonito e saudável.

O interessante é que a peça, que teve duração de 45 minutos, é toda ela climatizada aqui mesmo em Piracicaba, com o rio sendo o de Piracicaba, os moradores caipiras e até os bonecos do saudoso Elias como cenários para todo o enredo. "É uma história relacionada com a nossa cultura, como os peixes, o rio. É uma peça que tem como objetivo a conscientização", resumiu o ator Romualdo Sarcedo, que também responde pela direção da Companhia Roma Produções Artísticas.

O espetáculo faz parte de um projeto direcionado às escolas públicas e particulares de Piracicaba e região, foi idealizado pela empresa Águas do Mirante e existe desde 2013. Até aqui, a peça teatral foi encenada a cerca de 70 instituições de ensino – sendo aproximadamente 20 escolas somente neste ano.

 

FICHA TÉCNICA

PEÇA - "As aventuras de dona Mirandinha no mundo encanado"

DURAÇÃO – 45 minutos

TEXTO E DIREÇÃO – Romualdo Sarcedo

ATORES - Washington Poppi, Rafaela Artuso e Romualdo Sarcedo

TÉCNICA – Daniel Esteves

PATROCÍNIO – Águas do Mirante e Equipav