Sign In

Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba


Rua João Sampaio, 666 - Bairro São Dimas
CEP 13.416-383 - Piracicaba - SP – Brasil
Email: depir@educacao.sp.gov.br
Telefone: (19)3437-3340
A+
A-

 

​Como culminância do Projeto Diversidade elaborado pela área de Ciências  Humanas na Escola foram realizadas atividades especiais  tendo por objetivos levar à reflexão sobre a presença do racismo em nossa sociedade, buscando propostas para o seu combate e a sua superação, e ao mesmo tempo, conscientizar os alunos sobre a importância e a riqueza da cultura africana como matriz cultural brasileira.

Foram apresentados vinte e cinco variados temas pelos alunos, sob a orientação dos professores Elias Mariano e Evandro Daniel, além do coordenador da área de Ciências Humanas, professor Marcos Aquino, desde a influência das línguas de origem africana na língua portuguesa, passando pela arte, dança e culinária africana, até questões relacionadas às ações afirmativas.

Houve apresentação e aula de Capoeira com o Legado Negro, na qual mestre Fofão contou a história dessa arte, que marcou a resistência do negro diante dos horrores da escravidão e serviu como forma de preservação e transmissão da identidade africana.

Como destaque, nesse dia especial, a escola recebeu um ilustre visitante, vindo do outro lado do Oceano Atlântico, filho genuíno da África, Felisberto Indequem Nhode, de Guiné Bissau, que palestrou sobre a diversidade de seu país, que também fala o português, e deixou uma bela mensagem ao dizer: “O que nós precisamos valorizar sempre é a raça humana. Devemos considerar a palavra Ubuntu, de origem africana, que significa: eu sou quem eu sou porque nós somos, e aí vamos valorizar todas as pessoas, independente de sua cor de pele ou etnia.”​