Sign In

Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba


Rua João Sampaio, 666 - Bairro São Dimas
CEP 13.416-383 - Piracicaba - SP – Brasil
Email: depir@educacao.sp.gov.br
Telefone: (19)3437-3340
A+
A-

​No dia 31/03, no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas tivemos o Desfile de Abertura dos JEESP -Jogos Escolares 2016.Parceria- Diretoria de Ensino de Piracicaba x SELAM x Inspetoria de Esportes.

O evento contou com a presença do Prefeito de Piracicaba Gabriel Ferrato, o Dirigente Regional de Ensino Professor Fabio Augusto Negreiros, além do Secretário Municipal de Esportes Johnny Godoy, Henais Nozella Supervisora de Ensino e a Diretora Renata Pedroso.

Após o desfile, houve o acendimento da Pira Olímpica pelo aluno - Mateus Chrepussi Campos Melo – aluno da E.E. DR. Dario Brasil,que  é atleta do programa ATLETA do FUTURO SESI-SP-, na modalidade de Atletismo- CAMPEÃO Estadual no 75m e 3º Colocado no Salto em Distância – Jogos Escolares,CAMPEÃO Brasileiro no 75m,Campeão Brasileiro no Revezamento 4x75m,CAMPEÃO Estadual no Salto em Distância, Campeonato Estadual Caixa de Mirins, VICE CAMPEÃO Brasileiro no Salto em Distância – Jogos Escolares da Juventude em Fortaleza,VICE CAMPEÃO Sulamericano no Salto em Distância, 3º Colocado Sulamericano no revezamento 5x80m  nos Jogos Escolares em Assunção-Paraguai.

Também o do Juramento do Atleta, feito pelo aluno Augusto de Campos Fernandes – aluno da  E.E. EDSON RONTANI, atleta da equipe de Atletismo do SESI, destaque nos JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS, VICE CAMPEÃO Estadual no Salto em Altura – 2015 , 9º Colocado Brasileiro no Salto em Altura  – Jogos Escolares da Juventude em Fortaleza,e atleta escolhido da nossa cidade para conduzir a Tocha Olímpica na abertura das Olimpíadas RIO 2016.

Tivemos também apresentação de várias coreografias:-

  1. As ginastas Luane e Ana Claúdia que conquistaram no total 10 medalhas (4 ouro, 1 prata e 5 bronze e dois 4° lugares) representando a Delegação Brasileira Special Olympics nos Jogos Mundiais de Los Angeles  / Califórnia em Agosto de 2015.Ambas são alunas da profª Vânia Soares,e fazem parte  Associação Superação Paradesportiva que junto com Associação Síndrome de Down  chamado AME (Arte / Música / Esporte) desenvolvem trabalhos com atleta​​s (crianças/ adolescentes com síndrome de down ou deficiência intelectual) e com os parceiros ( crianças/adolescentes oriundos de programas de acolhimento ou em vulnerabilidade social).
  2. ALUNAS da EE Manoel Dias de Almeida da cidade de Saltinho - Isabele e Isadora Pavanelli,Isabela Guastalla,Isabella Morais,Larissa Miller ,Giovanna Barbosa,Júlia Floriano,Taline Melega com uma coreografia com referência à modalidade Basquete,em homenagem aos Jogos Olímpicos Rio 2016.
  3. - EE PROFªMELLITA BRASILIENSE com a coreografia "Um diálogo entre a linguagem corporal e a linguagem escrita",montada pelos professores Eduardo Penatti – Educação Física e Profª. Deuza Camargo – Língua Portuguesa. Carimbó é uma dança de roda do litoral do Pará, no Brasil. O nome também se aplica ao tambor utilizado nesse estilo de dança. A dança se espalhou também pela Região nordeste do Brasil. Considerado um gênero de dança de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se, recebendo outras influências, principalmente negra. A realização deste trabalho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Educação Física proporcionou um aprofundamento dos conteúdos curriculares, onde, ocorreu a reflexão sobre as diversas linguagens verbais e não verbais que circulam em nosso cotidiano, além de proporcionar uma viagem pelas variadas culturas existente em nosso país, através do movimento do corpo, ou seja, a dança Carimbó. Ao final da eletiva os alunos refletiram sobre: a importância da cultura em nossas vidas; as variações regionais e sua influência na dança e na língua; a dança como expressão cultural de um povo.

    Agradecemos o empenho das escolas,equipes gestoras,e também dos seus respectivos professores que abrilhantaram esse evento tão importante na formação dos nossos alunos.

    O esporte não leva em conta etnia, religião, ideologia. O importante é a capacidade de o homem superar seus próprios limites, tornando a vida um precioso significado. E é esse legado que nós professores devemos deixar aos nossos alunos.

​