Sign In

Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba


Rua João Sampaio, 666 - Bairro São Dimas
CEP 13.416-383 - Piracicaba - SP – Brasil
Email: depir@educacao.sp.gov.br
Telefone: (19)3437-3340
A+
A-

Curso "Educatrilha" realizado com professores da rede pública estadual de Piracicaba ganha Prêmio Destaque Ambiental pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e é notícia no site da SEE/SP:

 

O curso Educatrilha deu continuidade aos planos e ações que as Unidades Escolares elaboraram com os alunos da rede pública estadual durante a realização da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – "Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis", em 2013.

Durante as conferências realizadas no âmbito escolar constatou-se que as atividades de educação ambiental desenvolvidas nas escolas abordavam principalmente temas relacionados à "reciclagem" e "resíduos sólidos".  O mesmo foi constatado nos resultados de uma pesquisa de iniciação científica realizada pelo estudante Pedro Lemos Marques da ESALQ/USP, os quais forneceram elementos que auxiliaram decidir pela execução do curso.

O curso foi oferecido para professores da rede estadual de ensino como formação continuada, tendo como objetivo aprimorar os conhecimentos dos professores em relação à Educação Ambiental. A proposta envolveu metodologias participativas que ampliassem a visão sobre o tema e utilização da abordagem da análise crítica que também é uma abordagem da SEE/SP.  No Currículo oficial a Educação Ambiental é tratada como tema transversal que permeia diversas áreas do conhecimento.

O curso teve início em Abril de 2015 e foram realizados encontros presenciais e atividades à distância totalizando 80 horas de formação. O Educatrilha contou com o apoio de parceiros como Diretoria de Ensino Região de Piracicaba, Instituto Florestal, ESALQ/USP, Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba.

Durante o curso, os Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico Interlocutores de Educação Ambiental juntamente com os parceiros do curso realizaram uma análise das atividades práticas (situações de aprendizagem) propostas no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, através de questionários on line, via Diretoria de Ensino. Além da elaboração de planos de aulas envolvendo o conteúdo do curso finalizando com estudo do meio no entorno da escola. Os resultados foram apresentados em um seminário realizado durante a II Exposição Ambiental de Piracicaba, no Engenho Central.

O curso Educatrilha foi contemplado na categoria Organização Pública para receber o Prêmio Destaque Ambiental. Participam do "Prêmio Destaque Ambiental" cidadãos, empresas, organizações e instituições de ensino que tenham projetos concluídos ou em realização no município de Piracicaba. O objetivo desta premiação é reconhecer, destacar e incentivar as principais iniciativas socioambientais de cidadãos, empresas privadas e públicas, instituições de ensino e do terceiro setor que, por meio de projetos e desenvolvimento de atividades voltadas as questões ambientais para a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida no município.

 

Mais informações: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/educatrilha-forma-professores-para-serem-multiplicadores-da-sustentabilidade