Sign In

Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba


Rua João Sampaio, 666 - Bairro São Dimas
CEP 13.416-383 - Piracicaba - SP – Brasil
Email: depir@educacao.sp.gov.br
Telefone: (19)3437-3340
A+
A-

SAM_5196.JPG SAM_5280.JPG SAM_5291.JPG


Liderados por um colega de classe, os estudantes do Clube de Dança da E.E.Aroldo Donizetti Leite, em São Pedro, ensaiam a coreografia que apresentarão para toda a turma no final do semestre. Eles já fizeram uma bela apresentação na abertura dos Jogos escolares, no sábado letivo  e se preparam para novos desafios.

Durante as atividades do clube, não há interferência de professores ou gestores. Nesse momento, o comando é todo dos jovens. Assim como acontece com o Clube de Dança, outros estudantes se uniram para formar o  Clube de solidariedade, estudos, e outros tantos, criados de acordo com seus interesses e aptidões.

Os Clubes Juvenis, um dos diferenciais do programa de Ensino Integral, levam atividades diferentes para dentro da escola e vão além: ajudam a despertar o espírito e liderança nos alunos.

“Os estudantes organizam os clubes, que são liderados por um colega. Isso faz com que eles amadureçam e se comprometam mais com a escola. Dessa forma, eles passam a ser mais responsáveis”, afirma a diretora da unidade de ensino.

As tarefas de coordenar e ajudar os outros  são levadas a sério pelos líderes dos clubes. Para Júlia Graziela, que está à frente do Clube de  Solidariedade, é fundamental incentivar o grupo a  desenvolver ações solidárias semanalmente. Isso os ajuda a ter força de vontade e a olhar com carinho seu semelhante. Nosso clube desenvolveu diversas ações neste semestre  com desenvolvimento de recreação nos eventos da  escola, creches e casa da criança. Também fizemos arrecadação de brinquedos, roupas e alimentos para duas instituições, a Casa da Criança e o Lar dos velhinhos. O enfoque agora será a arrecadação da campanha do agasalho.

 “Nós percebemos que, no decorrer do ano, a participação cresceu e o interesse foi maior. Isso é um reflexo da responsabilidade que esses alunos têm com o clube” finaliza a direção da escola.