Sign In

Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba


Rua João Sampaio, 666 - Bairro São Dimas
CEP 13.416-383 - Piracicaba - SP – Brasil
Email: depir@educacao.sp.gov.br
Telefone: (19)3437-3340
A+
A-
 



Erivan Monteiro

Texto e fotos

 

Um ano de muitas novidades. Foi com esse pensamento que os cerca de 100 alunos dos sextos anos chegaram à EE PEI Antonio Pinto de Almeida Ferraz (Apaf): cheios de expectativas quanto à nova escola. Para recepcioná-los, um grupo de acolhedores do Apaf, dos sétimos, oitavos e nonos anos, foi preparado para ajudar na adaptação dos novos estudantes.

Em dois dias de atividades, os acolhedores do Apaf ensinaram as premissas do PEI, realizaram dinâmicas, apresentaram vídeos e deram às boas-vindas às crianças dos sextos anos. Ao final dos dois dias de trabalho, os novos alunos apresentaram o que aprenderam no pátio da instituição de ensino.

O acolhimento faz parte do conjunto de estratégias do Projeto de Ensino Integral para adaptar o aluno que está chegando à escola. Já os acolhedores aprendem a colocar em prática o protagonismo e a autonomia, duas premissas tão importantes que são desenvolvidas ao longo dos anos no PEI.

"Eu amei ser um dos acolhedores. O nosso grupo teve as melhores crianças", disse Fabíola Matos, do 9º ano A. "Gostei muito e gostaria ser novamente", acrescentou Beatriz Lima, do 9º ano B. Já Rafaela Toledo, do 8º A, disse que "foi a melhor coisa" que aconteceu na vida dela nos últimos tempos: ser acolhedora.