Sign In

Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba


Rua João Sampaio, 666 - Bairro São Dimas
CEP 13.416-383 - Piracicaba - SP – Brasil
Email: depir@educacao.sp.gov.br
Telefone: (19)3437-3340
A+
A-


Escola Elias de Mello Ayres tem aluna Semifinalista na Etapa Regional da Olimpíada de Língua Portuguesa 2016 na categoria Artigo de Opinião

 

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas do país. É uma Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que nesse ano de 2016 promoveu sua 5ª edição.

 

O tema desse concurso é "O lugar onde vivo", cujo objetivo é possibilitar aos alunos uma maior aproximação com a comunidade, a fim de um maior conhecimento sobre a realidade, e assim contribuir para o desenvolvimento da cidadania.

 

Nessa 5º edição, a cidade de Piracicaba teve uma aluna semifinalista na Etapa Regional, na categoria Artigo de Opinião, a aluna Jéssica Larissa Magrini, da E.E. Prof. Elias de Mello Ayres, orientada pela professora Élina Maria Scamilli Barbosa, com o texto "O Rio Piracicaba clama por socorro". Foram enviados 50.000 textos do gênero Artigo de Opinião, mas apenas 125 selecionados, e dentre eles está o texto da nossa aluna.

 

Aluna e professora estiveram presentes no encontro que aconteceu em São Paulo, de 25 a 27 de outubro. Nesse encontro foram reunidos os 125 alunos semifinalistas e seus professores, vindos de todas as regiões do país. A viagem foi totalmente custeada pelos realizadores da Olimpíada.

 

Jéssica e Élina relataram que vivenciaram três dias prazerosos, proveitosos e inesquecíveis: com oficinas de formação, atividades para aperfeiçoamento do texto, produção de novo texto, palestras, rodas de conversa e muita troca de experiências. Além disso, elas receberam como prêmio um vale-presente, com o qual puderam adquirir livros variados na livraria do evento. Elas ganharam também medalhas de bronze.

 

O encontro também contou com passeio cultural, uma visita a 32ª Bienal de Arte de São Paulo. Foi ainda organizado um debate sobre a questão: "Ações afirmativas são políticas adequadas e eficientes na garantia do acesso à universidade?". A partir desse tema, Jéssica e os demais semifinalistas puderam expor suas ideias e argumentos sobre direitos sociais, meritocracia, cotas e programas de governo.

 

Todas as atividades tiveram o objetivo de ampliar o repertório e as habilidades de leitura e escrita dos alunos, e apresentar aos professores contribuições para a melhoria da prática docente.




Redação Semifinalista - EE ELIAS DE MELLO AYRES

        Redações - Alunos​​


 


​Nós da Diretoria de Ensino parabenizamos à escola Equipe Gestora da E.E Prof. Elias de Mello Ayres, à professora Élina Maria Scamilli Barbosa e, principalmente, a aluna semifinalista Jéssica Larissa Magrini.

Iara Bottan

PCNP de Língua Portuguesa