Sign In

Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba


Rua João Sampaio, 666 - Bairro São Dimas
CEP 13.416-383 - Piracicaba - SP – Brasil
Email: depir@educacao.sp.gov.br
Telefone: (19)3437-3340
A+
A-

Concurso EPTV na Escola 2016

 

Criado em 1999 como projeto piloto na EPTV Central, em são Carlos, o EPTV na Escola é um concurso de redação que envolve os alunos do 9º ano do ensino fundamental das cidades de cobertura da EPTV. Esse concurso tem como objetivo incentivar estudantes a refletirem sobre seu papel na sociedade, possibilitando a interação dos alunos com o veículo de comunicação.

 

O tema da redação deste ano foi "O Brasil que eu vou ajudar a construir", cuja proposta levou os estudantes à pesquisa, análise, e diálogo sobre como deveria ser o Brasil do futuro, e assim participar e contribuir para a construção de nosso país. Uma atuação consciente por parte dos jovens, através da identificação de ações e atitudes a serem tomadas que contribuam para as mudanças e  transformações que nosso país precisa.

 

Foram 60 (sessenta) estudantes classificados em nossa cidade, entre as escolas das redes Estadual, Particular e SESI. Eles ganharam um dia de passeio em Campinas, com direito de visita à EPTV e ao Shopping D. Pedro.

 

No dia 14 se setembro, a EPTV divulgou as 118 redações semifinalistas de 2016 na região de Campinas. Os alunos foram escolhidos a partir de um total de 30.553 redações escritas em salas de aula. Destas, 1.636 foram escolhidas pelos 49 municípios da área de cobertura da EPTV, e as 118 semifinalistas foram selecionadas pela organização do projeto. Foram, ao todo, 582 escolas participantes, de todas as redes de ensino: Municipal, Estadual, Particular, SESI e EJA.

 

Neste ano de 2016, as escolas públicas da rede estadual da Diretoria de Ensino de Piracicaba tiveram quatro semifinalistas: três alunas de Piracicaba e uma aluna de Charqueada. Foram elas:

 

Nome: Bruna Stencio Tanajura

Professor: Lídia Bília Camargo

Escola: E.E. Dr. Samuel de Castro Neves

Título da Redação: Um futuro oportuno requer um presente digno

 

Nome: Giovana Oliveira de Souza

Professor: Erivan

Escola: E.E. Dr. Antonio Pinto de Almeida Ferraz - PEI

Título da Redação: (Des) Construindo

 

Nome: Giovana Rossi Dotoli

Professor: Isaías

Escola: E.E. Prof. Elias de Mello Ayres

Título da Redação: A culpa também é minha

 

Nome: Mainã Naiara Siqueira

Cidade: Charqueada

Professor: Fábia Romero Pessotti

Escola: E. E. Professor Benedito Dutra Teixeira

Título da Redação: Mudar hoje para ser melhor amanhã

 

No final do concurso foram escolhidos os dez melhores trabalhos da região. Os autores ganharam prêmios e produziram reportagens baseadas no texto das redações finalistas, que foram exibidas no telejornal da emissora.

 

Nós tivemos uma aluna entre os 10 finalistas, que ficou com o 4º lugar no concurso, a aluna Mainã Naiara Siqueira, da Escola Estadual Professor Benedicto Dutra Teixeira, com a redação "Mudar hoje para ser melhor amanhã".

 

Segue o link da reportagem produzida pela aluna que foi ao ar no Jornal da EPTV em 22 de novembro de 2016:

 

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/jornal-da-eptv/videos/t/edicoes/v/finalistas-do-eptv-na-escola-mostram-como-atitudes-simples-podem-melhorar-o-mundo/5465880/

 

E ainda, o link para o texto da aluna finalista Mainã Naiara Siqueira:

 

http://projetos.eptv.com.br/eptvnaescola/redacoes/4-lugar-MainaNaiaraSiqueira.pdf


REDAÇÃO FINALISTA - Mainã Naiara Siqueira


 


Nós da Diretoria de Ensino parabenizamos às escolas, aos professores orientadores e, principalmente, às alunas semifinalistas e a nossa aluna finalista, Mainã Naiara Siqueira .

 

Iara Bottan

PCNP de Língua Portuguesa